Como ser mais organizado no dia a dia!

Ser organizado nos deixa produtivos e é por isso que eu tive que aprender como ser mais organizada. Eu, por exemplo, me distraio muito fácil e por muitas horas (eu me distraio do fato de que estou distraída), quando percebo, passou o dia, eu não fiz nada e não foi por preguiça, foi a minha distração e má organização! A verdade é que eu sou extremamente determinada, mas tenho um déficit de atenção maior ainda e de quebra, me recuso a voltar a tomar Ritalina. Além disso, eu esqueço de absolutamente tudo – porque não presto atenção em nada -, inclusive de olhar o que eu anotei para eu não esquecer (juro). Sou, basicamente, o Longbottom olhando pro remembrall e dizendo: o único problema é que eu não lembro o que eu esqueci.

Cansei de ser me sentir revivendo esse momento frustrante da versão jovem do Longbotton e decidi que precisava fazer algo para dar um jeito nisso! O jeito foi me tornar a pessoa mais organizada que eu consigo! Bom, quem sabe se o Neville fosse mais organizado, ele teria lembrado de colocar a capa do uniforme nesse dia (sim, é isso que ele esqueceu, pelo menos nos filmes).

Se você ver meu dia a dia, quarto, mesa, anotações, tudo mudou da água para o vinho e sinceramente, de uma água suja e não potável para um vinho bem maravilhoso! Com isso, o que também mudou foi o quanto eu fiquei produtiva! Dá pra notar isso pela quantidade maior de posts no blog, de fotos e por ter crescido bem rápido no Instagram durante esse período de tempo, após as mudanças!

Agora, deu de enrolação e argumentos pra te convencer a aplicar isso na sua vida, vamos para as dicas:

  1. Deixe prático ser organizado!

    Sabe quando arrumamos nossa mesa de trabalho e basicamente colocamos os papeis em pilhas diferentes onde eles teoricamente deveriam estar? A questão é que vale fazer a pergunta: “Por que eu não coloquei os papéis no lugar certo? Foi por que não é uma maneira prática de organizar as coisas? Foi pro “preguiça?“. Se a resposta para a segunda pergunta for sim, aí está a questão! Reorganize seu lugar de trabalho, deixe tudo o que você precisa perto, faça com que manter as coisas no devido lugar seja fácil! Vai exigir um pouco de planejamento prévio e quem sabe demore mais pra organizar as coisas na primeira vez, mas a questão é que se você realmente fizer isso da maneira certa, você vai economizar tempo no seu dia a dia com a praticidade, vai facilitar seja lá o que você quiser fazer (porque a gente sabe que organização facilita tudo) e você vai demorar muito tempo MESMO para ter que parar para fazer isso tudo de novo!


  2. Não deixe coisas pequenas pra depois!

    Picotou um papel? Não deixe na mesa para jogar demais, jogue agora! Usou vários materiais diferentes? Guarde eles agora! “Mas vai dar trabalho demais! Não tenho tempo agora!”. Isso signifique que você não cumpriu a primeira dica, senão seria fácil! Deu pra entender a importância da primeira? Ela é a mais importante, de longe!


  3. Anote tudo!

    Não confie na sua memória de “mas eu lembro o que eu tinha pra fazer hoje que as chances de você esquecer pequenas coisinha que vão atrapalhar tudo e te estressar são reais! Use post it, planner, bullet journal, seja o que for que funciona melhor para você ou, se você for como eu, use todos esses ao mesmo tempo! Agenda ou planner datado não funciona pra você mas funciona para todo o resto? Não importa, deixa disso e faça do seu jeitinho! Vá testando até achar o que funciona para o seu dia a dia! Eu, particularmente, prefiro coisas sem data ou separação de dias. Faço uma lista do que eu tenho para fazer e vou marcando quando faço. Anoto apenas prazos finais para eu entregar ou finalizar alguma coisa em coisas datadas!  Acho que um grande erro que a gente comete é só porque achamos que alguém tem a vida toda resolvida e organizada, queremos nos organizar igual eles. Cada um tem seu jeito e deve se organizar da sua maneira.

    Além de anotar afazeres diários ou cotidianos, anote suas metas, controle coisas nas quais quer melhorar vendo dados de longo prazo! Pra isso um bullet journal é sensacional! Me ajuda a ver evolução e sentir orgulho, ao mesmo tempo que, me mostra se eu preciso trabalhar em algum ponto e me cobrar mais nisso!


  4. Preste atenção nos seus problemas e dificuldades!

    O que te atrapalha? O que te ajuda? Qual seu problema mais comum? Tem problema com prazos? Você trabalha melhor de manhã ou de noite? Tente se adaptar a essas coisas. Por exemplo, eu, por mais que prefira ficar no sofá com o computador no colo, fico bem mais focada se fico no meu quarto! Ou seja, se tenho um prazo ou urgência, tenho que ficar por lá. Também fico bem mais produtiva de noite/madrugada. Como eu – atualmente – não tenho compromissos pelo manhã (pelo menos, não muito cedo), deixei de tentar me encaixar nesse padrãozinho e estou usando esse horário que me rende tão bem a meu favor! E, na verdade, ele é tão produtivo que vão dormir as vezes 2 da manhã tendo terminado tudo que eu vim tentando fazer durante a manhã e a tarde inteira por mais de 3 dias. De novo, cada um tem seu jeito e deve se organizar da sua maneira.

    PARA QUEM SOFRE DE ANSIEDADE: Eu sou produtiva de madrugada porque sei que não vou precisar falar com ninguém sobre nada realmente importante/decisivo e a minha ansiedade diminuí, consigo diminuir minha velocidade, o que me deixa bem mais produtiva e focada. Então, as madrugadas que costumavam ser cheias de crises de ansiedade que eu cultivava durante o dia, acabaram virando a solução para acalmar muitas delas que eram criadas pela ideia de “tenho muita coisa pra fazer mas não consigo por causa da ansiedade e falta de tempo”. Fica de dica para pessoas ansiosas que acreditem que possam se encaixar nisso.

Espero que isso te ajude como me ajudou! Organização, realmente, muda tudo e eu queria poder dar um tapa na linda carinha da minha versão mais jovem, para eu aprender isso mais cedo! Aproveita esse final de ano para recomeçar e começar 2018 com a organização em dia, e como consequência, deixar tudo em dia!

Você já me segue no Instagram? Lá eu aviso quando saí post novo, além de postar tutoriais nos stories e muitas fotos! Ah, fala comigo pela dm, juro que sou legal!

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twitter – tumblr – fanpage – instagram

Deixe uma resposta