Teste de personalidade! Eu sou um INFJ e você?

Se você me segue no Instagram e assistiu meus stories do dia 03/12/17, então você me viu surtando sobre um teste de personalidade, o 16 personalities, o qual categoriza você em uma das (obviamente) 16 personalidades!

“Mas para que gostar tanto de um teste desses? Todo dia aparecem 10 diferentes no Facebook!” A questão é que não é um teste sem fundamento, é realmente baseado em estudos e o resultado, se você for bem honesto, vai dar certinho com o que você é e inclusive, te ajudar a se conscientizar sobre seus pontos fortes, fracos e te mostrar o quando você é sensacional ao te mostrar pessoas e personagens marcantes com a mesma personalidade que a sua! Quero dizer, auto conhecimento nunca é demais, né? Ainda mais porque é – infelizmente – inevitável nos perdermos de quem somos ao longo do tempo, mas é muito bom quando conseguimos nos reencontrar.

A ideia não é que você responda o que você acha certo ou gostaria de fazer (afinal, ninguém é o que idealizamos ser), é responder como você realmente é e ser totalmente honesto. Mesmo que você não ache que o que você faria naquela situação é o correto a se fazer, isso não pode mudar sua resposta. Pode ficar tranquilo que nenhuma personalidade é ruim, são só diferentes!

Nos stories (já me segue no insta? @judornellas) disse que conheci o teste por um vídeo da Gabbie Fadel, mas, na realidade, foi em um do meu youtuber favorito e gringo, o KickThePJ, a questão é que o da Gabbie me marcou muito porque ela explica direitinho que é cada letra (vocês já já vão entender do que eu estou falando) e foi pelo vídeo dela que eu acabei indo descobrir qual das 16 opções eu sou e bom, eu sou uma Advogada ou INFJ-T. Ou, se você preferir, a personalidade é representada pelo velinho barbudo da ilustração aqui em baixo:

 

O site dá essa informação sobre todas as 16, mas a Advogada é a mesma personalidade de pessoas (e personagens) como Nelson Mandela; Martin Luther King; Madre Teresa, o que me chocou muito, sou muito ativista, fala sério; Morgan Freeman, a famosa voz de Deus; Nicole KidmanJimmy Carter e ainda Jon Snow (Game of Thrones); Rose (do Titanic), a minha revoltada mais amada e com quem eu sempre me identifiquei um pouquinho e Michael Scofield (Prison Break), o que me deixou mais feliz do que deveria!

A personalidade de Advogado é muito rara, representando menos de um por cento da população, mas esta deixa sua marca no mundo. Eles têm um sentido inato de idealismo e moralidade, mas o que a distingue da personalidade idealista é a sua determinação e firmeza.

(…)

Os Advogados realmente compartilham uma combinação muito singular de traços: embora com voz suave, eles têm opiniões muito fortes e irão lutar incansavelmente por uma ideia e na qual eles acreditam. Pessoas com esse tipo de personalidade são decisivas e com personalidade forte, mas raramente usam essa energia para ganho pessoal – Os Advogados agirão com criatividade, imaginação, convicção e sensibilidade para não criar vantagem, mas para criar um equilíbrio. O igualitarismo e o karma são ideias muito atraentes para os Advogados, e eles tendem a acreditar que nada ajudaria o mundo tanto como usar o amor e a compaixão para suavizar o coração dos tiranos.

Os Advogados acham fácil fazer conexões com os outros, e têm um talento para usar linguagem calorosa e sensível, falando em termos humanos, ao invés de pura lógica e fato. Faz sentido que seus amigos e colegas venham a pensar neles como personalidades relativamente sociais, mas é bom que todos lembrem que os Advogados precisam de tempo para si mesmos para poder descomprimir e recarregar, e para não ficarem muito alarmados quando de repente eles se retiram. Os Advogados cuidam muito dos sentimentos dos outros, e eles esperam que o favor seja devolvido – às vezes isso significa dar-lhes o espaço que eles precisam por alguns dias.

Eu poderia fazer um texto absurdo explicando porque cada palavra desse texto está certinha, citar 400 mil exemplo para cada coisa e eu juro que estou me segurando para não fazer isso e transformar este post no mais longo já escrito!

O QUE CADA LETRA SIGNIFICA?

  • Indivíduos introvertidos (I) preferem atividades solitárias, pensam antes de falar, ficam exaustos com interação social.
  • Indivíduos extrovertidos (E) preferem atividades em grupos, pensam enquanto falam, ganham energia com interação social.
  • Indivíduos intuitivos (N) são criativos, confiam na sua intuição, são cheios de ideias, focam no que poderá acontecer.
  • Indivíduos observadores (S) são pé-no-chão, confiam nos seus sentidos e em assuntos práticos, focam no que já aconteceu.
  • Indivíduos pensantes (T) são fortes, seguem sua mente, focam na objetividade e racionalidade.
  • Indivíduos sentimentais (F) são sensíveis, seguem seus corações, focam na harmonia e cooperação.
  • Indivíduos julgadores (J) são decisivos, preferem regras claras e orientações, veem prazos como sagrados, buscam fechamento.
  • Indivíduos exploradores (P) são muito bons na improvisação, preferem manter suas opções abertas, são relaxados com seu trabalho, buscam liberdade.
  • Indivíduos assertivos (-A) são emocionalmente estáveis, calmos, relaxados, se negam a se preocupar muito.
  • Indivíduos cautelosos (-T) são inibidos, se preocupam com a sua imagem, buscam o sucesso, são perfeccionistas.

Os meus resultados foram exatamente esses aqui do lado! Na primeira vez que eu fiz esse teste (no início de 2017), tive outro resultado, mas, na verdade, só mudava uma letrinha, o “I” de introvertido era um “E” de extrovertido, mas, nas duas vezes ficou com no máximo 3% de diferença de um para o outro!

Mas, de verdade, hoje estou em um momento bem diferente de quando fiz o teste pela primeira vez, sinto que me conheço bem mais agora, que respondi ele com mais honestidade e muito mais desencanada com qual personalidade eu seria, sei que agora eu não tenho a necessidade que eu tinha de querer sair de casa, ser a adolescente sociável e que ama festas (até porque não é minha coisa favorita, quero dizer, você não vai me encontrar na Shed), também me identifiquei melhor com essa personalidade INFJ do que com a primeira, que era a de Protagonista (ENFJ)!

Basicamente o que eles dizem sobre ficam muito próximo do 50% (como eu fiquei) é que isso dificulta a categorização e resumindo, eu posso variar entre esses dois, isso porque a diferença entre um e outro é porcentualmente muito pequena e eles preferem não me encaixar em um bloquinho sem me dar os dados, isso porque, me dando os dados, eu consigo entender porque tenho um pouco de ENFJ em mim, mesmo sendo um INFJ! As porcentagens de cada letrinha são importantes!


Ficou com vontade de fazer o teste? Clique aqui e descubra a sua personalidade! Demora uns 10 minutos para fazer, mas vale o esforço! Pense bem em cada pergunta que você vai se assustar com o resultado!

Pode ser legal ler as outras personalidades! Eu não me identifiquei profundamente com nenhuma outra fora a minha INFJ (na qual a Juliana de agora se encontrou 100%) e a que às vezes é a minha, às vezes não, a ENFJ (ainda me identifico com muitas das características, mas não 100%, pelo menos não nesse momento da minha vida); desejei amigos com uma das personalidades e também fiquei curiosa para saber a de outros!

E você? Qual a sua personalidade? Ah, se não se identificou com a sua, tente fazer de novo e analisar as perguntas um pouco mais e veja se está sendo realmente honesto e não respondendo da maneira que gostaria que fosse. Por exemplo, quando perguntam se o seu local de trabalho é organizado, você tentar muito deixá-lo assim e fazer o máximo que pode, mas nem por isso significa que ele é organizado.

Você já me segue no Instagram? Lá eu aviso quando saí post novo, além de postar tutoriais nos stories e muitas fotos! Ah, fala comigo pela dm, juro que sou legal!

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twitter – tumblr – fanpage – instagram

 

Você também pode gostar de ler...

Leave a Reply