Guia definitivo para um feed organizado! [ parte 1 ]

Se você me segue no Instagram sabe que eu organizo meu feed, se assiste meus stories então sabe que ontem (07 de abril de 2017) recebi um pedido pra ajudar vocês com isso! Já me pediram isso antes então acho que esse comentário foi um recado final de “Faz o post logo Juliana!”.

Vou começar dizendo: da trabalho demais arrumar o feed, então prepare todo o seu empenho! Em alguns momentos é bem chato de organizar porque te limita bastante e as vezes é preciso fazer todo um planejamento para postar uma única foto, mas, como lado positivo, temos o prazer indescritível de ver aquele feed todo lindo, o que, pra mim, compensa tudo!

Vamos começar pelo início de tudo!

Edição das fotos!

Acho que a coisa mais importante pra manter uma organização é decidir um estilo de edição e de foto principal (por exemplo, meu feed, em 90% do tempo é bem escuro e cheio de preto). Sobre edição, eu já falei sobre as que eu uso aqui nesse post e dei outras dicas sobre o assunto fotografia nesse post aqui. Mas calma, tem como fugir do seu estilo normal de foto e variar mesmo dentro de um feed organizado, vou explicar como fazer isso na parte 2 desse post então paciência!

Sabe aquela história de que para organizar o feed tem que usar a mesma edição em todas as fotos, esquece isso agora! Não é nada disso! Cada foto tem uma iluminação diferente, um ambiente diferente, tudo é diferente, ou seja, você pode editar duas fotos (tiradas em momentos diferentes) de modo exatamente igual e o resultado acabar extremamente diferente! Dá uma olhada:

Note como a cor do cabelo saiu diferente em todas essas fotos que foram editas exatamente do mesmo jeito! Ou por exemplo, como o preto é super presente em algumas delas e em outras só se vê cinza. Como em uma, a cor da pele ficou mais natural, já em outra ficou completamente artificial e claramente afundada em filtro (resumindo, fiquei azul).

Ou seja, você deve adaptar a edição da foto para cada uma, assim a edição de todas elas podem sim ficar parecidas e principalmente, boas! Por exemplo, aumentar o contraste em uma, a luz em outra, diminuir a saturação e muitas outras coisas poderia deixar a edição dessas fotos muito mais padronizada do que simplesmente usar o mesmo filtro.

“Mas o que são essas coisas (contrate, saturação…)?” Para você aprender o que é cada ferramenta, na minha opinião, o melhor jeito é ir usando todas elas e aprendendo, mas se vocês quiserem podem pedir um post sobre isso que eu faço, mas tem que pedir para eu saber se tem necessidade ou não!

Essas diferenças nos tons das cores nessas quatro fotos podem parecer coisa boba agora, detalhes, afinal, de um jeito ou de outro, todas aquelas 4 fotos combinaram ali juntas, certo? NÃO! Calma, deixa que eu explico melhor. Primeiro que cada foto precisa de uma edição diferente, usar exatamente a mesma em todas é quase um ato de menosprezo à fotografia. Outro fator é que agora pode ser bobo mas no final das contas muda muito é que se você simplesmente usar o mesmo filtro e acabar com o resultado daquelas fotos ali de cima é que, quando alguém abrir o seu feed do Instagram, além dele obviamente ver várias fotos juntas (provavelmente fotos mais poluídas, cheias de coisas por todo canto porque assim que é a vida) cheias de cores e formas diferentes, ele também vai estar cheio de tons de cores diferentes e isso, no final das contas, faz muita diferença. Por exemplo:

Na primeira foto é o meu feed, como ele está organizado no momento. Na segunda foto está como ele seria se eu colocasse o mesmo efeito em todas as fotos. Algumas coisas que devem se notar:

  • A edição das fotos na primeira opção estão bem melhores porque eu editei cada uma separadamente e depois adaptei elas ao feed. Olha cada foto, uma por uma, nas duas versões do mesmo feed. Pode ver que se generalizar demais a edição acaba perdendo a particularidade de cada fotografia e por consequência, sua qualidade. Aquela paisagem que originalmente era toda preta e branca ficou absurdamente azul por exemplo, aconteceu o mesmo com as fotos dentro de um ambiente branco.Além de que o segundo feed ali de cima ficou bem menos padronizado e visualmente agradável do que o primeiro.
  • Note como no segundo exemplo têm vários tons de pele diferentes. Mas não acaba por aí, vários tons de preto (ou melhor, vira até um cinza bem claro em alguns casos), azul, marrom. O contraste em todas as fotos é completamente diferente. Quero dizer, manter os mesmos tons ajuda muito a deixar mais clean e coeso visualmente.

Ou seja, usar o mesmo filtro é um jeito fácil de organizar (de um jeito básico e sem muito empenho) o feed, mas ele perde demais na qualidade das fotos. Cada foto é única e precisa de uma edição própria; Resumindo: pode sim usar uma “base de edição” igual nas fotos, mas adapte para cada foto porque o resultado final vai ficar bem melhor e bem mais coerente dentro do feed!

Okay, essa é o inicio de um feed organizado! Eu sempre fico eras editando uma úncia foto para ela encaixar direitinho no meu feed, então, eu pelo menos, levo essa parte da edição das fotos muito a sério porque além de mudar o quão bonitinho fica o feed, eu gosto muito de fotografia então eu amo fazer isso! Enfim, logo sai a segunda parte aonde eu vou mostrar como organizar o feed em si! Que tal? Gostou?

(J.D)


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twittertumblrfanpage instagram

2 Comment

  1. Wender says: Reply

    Ficou muito boom a primeira parte. Bem explicativo, eu não sabia q cada foto devia ter sua própria edição, além de que, pode usar o mesmo filtro, porém as edições de contraste e saturação devem ser diferentes para cada foto. Acho q era nisso que eu estava errando no meu feed, eu colocava as mesmas edições em todas as fotos e via que não ficava harmonioso. Ter um feed com o mesmo filtro não significa ter as mesmas edições em todas as fotos. Muito obg, abriu minha mente heheh… não vejo a hora da segunda parte. Seu poste tá incrível!! me ajudou muito, só tenho a agradecer. Continue com esse trabalho magnífico em seu blog, amo tudo que vc posta. Sem contar que seu feed é magnífico. Bjs 😘

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Aaaah que bom que você gostou! Estava meio da dúvida se essa primeira parte seria útil ou não hahaha! Que bom que foi! A segunda parte já está quaaaase pronta, só que eu estou sem o meu computador e aí complica para postar qualquer coisas né hahaha, mas daqui a pouco já sai a segunda parte! Obrigada pelo apoio, de verdade! ❤️

Leave a Reply