Qual a diferença entre wordpress.com e wordpress.org ?

Quando fui mudar do wordpress.com para o wordpress.org pesquisei um monte para entender no que eu estava me metendo, acontece que eu não achei nenhuma explicação que realmente ajudasse os iniciantes. Era tudo cheio de termos e nomes que eu não entendia. É por isso mesmo que estou aqui, para esclarecer as dúvidas que eu já tive e ajudar vocês que estão pensando em migrar para o wordpress.

Computer, Pc, Workplace, Home Office, Desktop Computer

Vamos começar pelo básico okay?

O que é WordPress.com ?

Quando se usa o wordpress.com ganhamos tudo na mão, já pronto e tal, basicamente tudo já vem funcionando e só falta você criar o conteúdo mas é claro que existem desvantagens e alguns exemplos das mesmas são: não conseguir personalizar a aparência o blog completamente, não ter uma url completamente única já que sempre vai seguir esse modelo de “nomedoseublog.wordpress.com” e bom, por ai vai.

O que é WordPress.org ?

Mas quando se usa o wordpress.org as coisas não vem funcionando não, são os plugins que fazem isso e você deve saber quais plugins baixar! Podemos dizer que sem os plugins seu site hospedado no wordpress.org é uma tela em branco e que os plugins dão vida par a sua pintura. Ah, é claro, no wordpress.org você pode personalizar a aparência do site como quiser e ter a sua url própria só com o .com ou .br e nada mais! Mas para poder usar todas essas ferramentas deve comprar um domínio, ou seja, você deve comprar o link do seu site.


Quando devo usar o .com ou o .org ?

O wordpress.com é de graça o que facilita demais a vida. Mas como eu disse, ele não é tão personalizável a você vai ter o “.wordpress.com” no link do seu blog. Mesmo que você compre os planos que o wordpress.com oferece você só vai pagar super caro e a única diferença é que a url do seu site vai terminar com ‘.com’ porque o seu site vai continuar sem ter uma aparência personalizável e ainda não vai ter acesso aos plugins. Resumindo a história: o wordpress.com é uma ótima ferramente para quem quer começar e não sabe se vai querer realmente investir nisso, mas depois de um tempo, quando o blog começar a crescer eu recomento que mude para o .org sim.

O wordpress.org também é de graça, o que é pago é o seu domínio (ou seja o www.nomedosite.com.br que você for comprar) mas pode ficar tranquilo que o domínio é super barato mas isso eu explico daqui a pouco. Depois que você hospedar seu domínio (já já falo mais sobre isso também) no wordpress.org você tem liberdade total para personalizar a aparência do seu site o que é maravilhoso. É super prático e eu não sei lidar mais com outra plataforma, amo o wordpress.org profundamente e indico. Dentro do wordpress.org o grande diferencial pro .com é que você pode usar vários plugins e isso te da muita liberdade (daqui a pouco falo mais sobre plugins, fiquem tranquilos). Resumindo, o custo benefício vale a pena! Mas não adianta nada comprar um domínio se você ainda não tem certeza de que vai levar esse seu site para frente.

Use o wordpress.com como teste antes de sair gastando para comprar um domínio.


O que é um domínio? Como compro um?

Domínio é a sua url, ou seja, o que você vai digitar lá em cima para ir para um site. Por exemplo, o meu domínio é www.luadevenus.com.br, e do twitter é www.twitter.com e por ai vai, deu para entender a ideia né?

Você pode comprar um domínio em vários sites diferentes (mas sempre pesquise sobre o site onde está comprando seu domínio só por garantia) mas no geral, é bem barato. Existem vários sites como o hostinger (que é o que eu uso) ou o registro.br.


O que é hospedagem? Como hospedo meu site?

Hospedagem é colocar o seu domínio (ou seja, o www.exemplo.com.br) em um plataforma para fazer ele funcionar! Se não a sua url vai ser apenas uma url e não um site. Hospedar é como você utilizar seu site, por exemplo, eu uso o wordpress.org para escrever, formatar e para personalizar meu blog, entenderam?

Cms, WordPress, Content Management System, Editorial

Como você vai hospedar seu site varia de acordo com onde você compro seu domínio. Eu comprei o meu no hostinger.com.br e eu super indico porque consegui me achar tranquilamente lá dentro e pelo próprio site deles eu já hospedei meu site no wordpress direto, sem problemas. Mas enfim, essa parte em caso de dúvida vá para o Google ou procure assistência da própria empresa onde você comprou seu domínio.


E os plugins? O que é isso?

Essa é a melhor parte do wordpress.org, com a ajuda dos plugins você pode fazer literalmente o que quiser com sue blog, por exemplo. Sabe quando você entra no Lua de Vênus e tem um “slide” de fotos indicando alguns posts? O que faz esse slide é um plugin; no final dos posts tem um link que indica posts relacionados, bom, isso também é um plugin; o meu Snapcode na sidebar; o meu Instagram que aparece ali do ladinho também; o botãozinho para compartilhar os posts nas suas redes sociais; a página do facebook do blog também na sidebar; tudo isso são plugins, cada detalhe e coisa a mais que eu quero colocar no blog é um plugin diferente!


Espero mesmo que eu consiga ajudar vocês com isso porque eu sei o quanto eu sofri para conseguir entender o que era o que quando migrei no wordpress.com para o wordpress.org! É complicadinho, é meio bagunçado, é estranho de primeira, mas acredite em mim quando digo que logo a gente se acostuma e fico tudo super fácil. É só o susto que a gente toma de cara já que nos enchem de termos e a gente não entende nada.

Se tiverem alguma dúvida podem deixar nos comentários que se eu souber a resposta para os seus problemas eu já respondo. Se quiserem um post explicando melhor algum desses itens ou algo relacionado a isso é só pedir para mim aqui nos comentários ou nas minhas redes sociais (você entra o link para elas em vários lugares, inclusive no final desse post) porque eu vou adorar atender aos pedidos e conseguir ajudar vocês mais uma vez. Adoro essa coisa de blogueira para blogueira, ou simplesmente para quem quer criar um site.

(J.D)


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twittertumblrfanpage instagram

6 Comment

  1. Amanda says: Reply

    Muito explicativo seu texto. Eu já tive blog no wordpress.org por um tempo e ele é melhor porém pra ter um layout melhorzinho ou a gente tem que sabet html ou precisamos pagar por um layout do mesmo jeito
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Que bom que achou! Hahha! Deu um trabalhinho explicar porque cá entre nós, é tudo meio confuso.
      Beijos!

  2. Natália says: Reply

    Muito bacana o post! Eu uso o blogger, mas quando for trocar será pelo .org. =)

    Chiquereza

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Já usei o blogger também mas quando comecei com esse blog decidi mudar! Super recomento o .org, sério! <3

  3. Lilly says: Reply

    Adorei a explicação é quero mudar de plataforma pois tenho Blogger e não me atende mais no que preciso! Gostaria sim do post sobre os plugins!
    Beijos,
    Lilly

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Super indico o wordpress mesmo. Sério, não tenho do que reclamar da plataforma. Pode deixar, vou fazer o post sobre os plugins!
      Beijos Lilly, espero que volte sempre aqui no blog!

Leave a Reply