3 dicas básicas que podem mudar tudo no seu Instagram!

O que é “básico”, na verdade, é pura questão de opinião. Eu quer dizer, o que pra mim, hoje em dia, é o básico, um dia eu li e pensei “que perda de tempo desnecessária, não vai mudar nada”. Pois saibam que eu estava errada, hoje eu sei que essas 3 coisinhas podem mesmo é mudar tudo! Mas o Instagram é com toda a certeza o meu xodó, só não me empenho mais no meu perfil pessoal (@judornellas) por falta de tempo, estabilidade emocional e verba, o que sinceramente dói fundo no meu coração. A questão é que por ele ser o meu xodó, eu me afundo constantemente em muito material sobre o tema e querendo ou não, acabo aprendendo alguma coisa! Essas são 3 coisas bem básicas, porém nem por isso menos relevantes. Elas podem mudar completamente o engajamento do seu Instagram!

  • Hashtags

Ultimamente, com o tal do shadowban (se voce não sabe o que é isso, clique aqui), virou um assunto quase delicado mas elas AINDA são as melhores amigas da interação! Não estou falando de #like4like ou “sdv”, mas hashtags que tenham conexão com o seu nicho e o nicho da foto que voce postou! Por exemplo:

#HufflepuffPride e quero um emoji de texugo 🖤

A post shared by " Juliana D'Ornellas " (@judornellas) on

A foto é sobre Harry Potter, mais especificamente sobre a minha casa de Hogwarts que é a Hufflepuff, é uma foto flat lay (essas tiradas de cima, com os objetos espalhados em cima de uma mesa ou algo do gênero). Ou seja, usei # relacionadas com o tema como:

#HarryPotter #Potterhead #Hufflepuff #HufflepuffPride #Flatlay

Alguns cuidados com hashtag:

  1. Não pode usar mais de 30 em uma foto.
  2. Quer esconder as hashtags? Siga esses passos:
    1. Abre o bloco de notas do seu celular;
    2. Digite um . (ponto) por linha e pule para a próxima, tipo:
      .
      .
      .
      .
      .
    3. Agora digite todas as hashtags em baixo dos pontinhos;
    4. Copie e cole (com todos os pontos) em um comentário na sua própria foto.
    5. O resultado final com as # que eu usei de exemplo ficaria assim:
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      #HarryPotter #Potterhead #Hufflepuff #HufflepuffPride #Flatlay

  • Interação

Primeira coisa, interagir não é curtir 1 foto em um perfil e não voltar nunca, ninguém é notado assim. Interagir é curtir várias fotos, comentar e até mesmo seguir. Quando mais stalker você for na hora interagir, maior as chances de o dono do perfil te notar e ir dar uma olhada nas suas fotos!
Agora, algumas dicas mais especificas sobre o assunto:

  1. Veja os seguidores de alguém que tenha um perfil com as mesmas características do que o seu, como gostos parecidos, interesses em comum e tipo de fotos semelhantes. Interaja com os seguidores deles, afinal, eles já se interessam pelo o que você posta, certo? Isso já aumenta muito as chances de se eles forem no seu perfil, quererem te seguir!
  2. Interaja em hashtags que tenham relação com a sua foto mais recente. Por exemplo, se a minha ultima foto é relacionado a Harry Potter, uma ótima ideia é interagir em perfis que também postaram fotos relacionadas a isso e que eu posso achar em hashtags relacionadas a saga. De novo, apenas voltamos para a questão do “gostos em comum”!
  3. Um comentário criativo, diferente e divertido é muito mais provável de conseguir levar alguém até o seu perfil do que um padrãozinho que 20 pessoas já comentaram igual antes de você. Use a criatividade, ela vai fazer você se destacar!

  • Marcar os amigos

Normalmente eu uso (ou melhor, todos da equipe usam) no perfil do Potterish (@potterishoficial) , acredite em mim, normalmente, o resultado na foto aonde fizemos isso é muito maior! Isso tudo, além de trazer uns bons seguidores novos. Ou você achava que essa história de “marque 3 amigos nos comentários para participar do sorteio/promoção” vinha do nada?

Faça uma legenda que possa criar motivos para um comentário ou melhor ainda, que faça com que o cometário chegue em outra pessoa. Por exemplo, no Potterish quando postamos uma foto do Rony e da Hermione normalmente usamos uma legenda que fale algo como “Marque o Rony pra sua Hermione” ou que no mínimo induza a pessoa a fazer isso. Perguntas também são uma boa, pedir opiniões, cria aquela “treta” controlada, saudável e mas que gera um hype sobre o tema! No final, isso também faz parte da questão da interação.

Por exemplo:

Qual membro da família Potter é seu favorito? Nos conte nos comentários. ⚡

A post shared by Potterish (@potterishoficial) on


E aí? Gostaram das dicas? Sei que são todas bem básicas, mas tentei explicá-las de um jeito diferente, na verdade, mais completo. Quero dizer, só dizer “interajam” é muito vago e quem sabe seja por isso que tanta gente diz que já tentou fazer essas coisas e não deu em nada, porque por falta de uma informação completa e bem explicada, acabou fazendo tudo “errado” e acabando simplesmente frustrados.

(J.D)


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twitter – tumblr – fanpage – instagram

2 Comment

  1. Obrigada pelas dicas, elas foram super valiosas 💖

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Imagina! <3 Fico feliz que tenha gostado!

Leave a Reply