Criando uma identidade visual para o seu blog!

Juro que recebo muitos pedidos de leitores sobre dicas de como criar uma identidade visual para um blog e eu fico feliz demais em saber que eu criei uma identidade para o meu cantinho que agradou tanto vocês que até vem falar comigo sobre o assunto! Mas a questão é, finalmente decidi fazer esse post extremamente pedido e ajudar vocês com a identidade visual de seus respectivos blogs.


“O que é uma identidade visual?”

É tudo o que você vê aqui no blog e em qualquer rede social relacionada a ele. É  a parte visual do Lua de Vênus e é o que faz com que vocês lembrem que o blog existe.

Quer um exemplo? Vamos lá! Como vocês já devem ter notado, todas as imagens principais dos meus posts são padronizadas, todas seguem o mesmo modelo e eu já recebi muitas mensagens de pessoas que dizem que ao ver as imagens do meu post nas redes sociais eles já sabem que o post é daqui do Lua de Vênus. Outros me disseram que sempre viam as imagens e nunca clicavam, mas de tanto reconhecerem as “imagens bonitinhas” eles clicaram e por ai vão as histórias. A questão é que essas imagens padronizadas que fazem parte da identidade visual do L.d.V fazem com que o blog a seja lembrado.

Agora que você já sabe sobre o que é o post, então vamos ao que interessa, as dicas!


Saiba com quem está lidando!

A questão sobre identidade visual é que você (ou seu blog) vai ser lembrado por ela, então a ideia é criar algo mais definitivo e que agrade seu público. Normalmente se o blog é sobre beleza a logo dele é rosinha, com aquela marca de beijinho, com coração, tudo super feminino. Se é sobre fotografia, design, decoração, normalmente é mais clean, mais básica, com cores sóbrias, normalmente acabam sendo mais geométricos ou usam aquela tipografias maravilhosas! Se é sober viagens, malas, aviões e mapas não são o que faltam. A questão é, sobre o que for seu blog, é sobre isso que a sua logo (toda a sua identidade visual) deve ser.

Você deve saber seu público e o que ele quer e dar isso não só no conteúdo, mas também no imagem do seu blog e nas redes sociais dele pois assim você vai chamar o tipo certo de atenção! Por exemplo, aqui no lua de Vênus eu falo sobre um pouquinho de tudo e por isso a minha logo é mais abrangente, nada de batom, coração, câmera, nenhuma imagem que indique sobre o que é o blog pois o blog é sobre tudo e isso também é mega válido se esse é o seu caso!

Uma das coisas que eu acho mais importante quando a questão é saber com quem está lidando é saiba a idade do seu público e o gênero (apesar de gênero não importante muito pois os homens podem gostar de algo mais feminino e vice-versa) porque isso muda tudo!

Por exemplo, observe esses blogs aqui que eu separei em 3 categorias: blog teen (adolescente, pré-adolescente), blog “young adult” (para um público que começa em média aos 18 anos) e blog focado no público adulto.

blogslogo

É claro que uma pessoa de 12 anos pode amar um blog que foi feito pensado na faixa etária da mãe dela, mas a questão é que o público alvo desse blog é a mãe dele e é nele que você deve pensar. Então descubra quem é exatamente o seu público alvo (do que ele gosta, o que ele procura, qual a idade dele, que tipo de estética agrada seu público e o máximo de informações que conseguir) e é dessa informação que você deve começar.


Use e abuse do Photoshop!

Precisa de uma logo para o blog? PHOTOSHOP! Quer criar uma padrão para as imagens em destaque do blog? PHOTOSHOP? Quer deixar o blog mais padronizado e organizado? PHOTOSHOP! 

Quando eu falo Photoshop é porque é o que eu uso, mas vocês conseguem se divertir e obter um resultado bom com outros programas (Illustrator é melhor na hora de criar a logomarca, templates e essas coisas, mas, na minha opinião, se você nunca usou um programa desse tipo ou só pode ter um programa no seu computador, o Photoshop é a melhor opção), só que eu vou falar do Photoshop porque ele é o meu xodó, mas vocês podem usar qualquer programa (a até aplicativo) de edição de imagem que vocês gostem.

Mas Ju, eu não sei mexer no photoshop!” Então eu vou te dar uma dica maravilhosa e que salva vidas sobre isso: tutoriais! Se é completamente leigo no assunto, vá nos tutoriais do youtube que eles são mais fáceis de seguir! Ah é claro, você sempre pode contratar um profissional para te ajudar mas a ideia aqui é ajudar quem não pode pagar ninguém no momento.

Okay, mas o que eu devo fazer no photoshop?” Pois bem, vamos item por item.


Logo do blog: se você não sabe o que é isso, bom, sobe a tela e vai lá no topo. Está vendo aquele quadradinho escrito Lua de Vênus com um planeta? Então, é disto aqui que estou falando.

HEADERLOGONOVA2
Alguns de vocês devem saber que eu mudei essa logo umas dez vezes antes de acabar com ela assim! Sabe, não tem problema mudar não, melhorar sempre é bom, só que tente criar algo definitivo porque isso faz parte da sua identidade visual!

Não sabe como quer a sua logo? Então procure inspirações (já fiz um post para te ajudar a se inspirar), mas não só inspirações de logos de blogs (coisa com a qual eu já ajudei vocês), descubra se você prefere algo minimalista, algo mais fofinho, mais moderno, colorido, preto e branco, super enfeitado e por ai vai, a questão é descobrir do que você gosta e então pesquisar logos de tudo quanto é coisa nesse mesmo estilo. Outra coisa, rabisque muito e deixe sua mente pirar! Pode rabiscar no papel mesmo ou abra o photoshop (ou algo do tipo) e se divirta! Fazer um brainstorm vai te ajudar muito a criar algo definitivo. Enfim, esta é a hora de deixar a criatividade dominar!

“Mas como eu crio a logo?” Se você já sabe mexer no programa da sua escolha, abra ele e se divirta, mas se não sabe, então pesquise tutoriais “de como fazer logomarca” pois eles existem acredite ou não. Eu inclusive já dei algumas dicas que eu aprendi durante a vida sobre esse assunto de logomarca para o blog nesse post aqui e já disse por lá que você não deve usar png’s dos outros na logo do seu blog, isso vai te atrapalhar a criar sua própria identidade visual! Se a identidade é sua, toda a imagem deve ser sua sabe? Enfim, não use a ilustração alheia. Lembrando de sempre fazer a logo em um tamanho razoável (caso não seja um vetor) assim você nunca vai ter que refazer a logo ou usar ela com qualidade ruim!

Outra coisa muito importante é não copiar a logo de outro blog simplesmente porque é bonito. Imagine se você entrasse aqui no Lua de Vênus e meu blog fosse igual ao da Bruna Vieira, com o layout parecido, com a logo parecida, com tudo parecido. Isso só faria com que você pensasse que não levo o blog a sério e que ainda saísse daqui e fosse direto para o blog da Bruna.

Se a ideia é identidade visual, então a identidade tem que ser sua.


 Imagens destaque: sempre recebo perguntas sobre essas imagens, recebo pedidos de ajuda, dúvidas, enfim, tudo que se pode imaginar sobre essas imagens eu recebo! Então, se você ainda está meio confuso sobre o que é a tal da imagem destaque, vou deixar alguns exemplos aqui do Lua de Vênus para você se situar e entender do que eu estou falando.

Modelo 1:

Modelo 2:

É obrigatório ter essas imagens padronizadas no blog? Não.
Então porque eu devo usar as imagens em destaque padronizadas? Para lembrarem de você.

Blogueiros grandes já são conhecidos, não é preciso nada para as pessoas saberem quem eles são, lembrarem de entrarem no blog deles, as pessoas já conhecem seus rostos, seu estilo de escrito, seu tipo de post e afins. Para quem está começando a coisa mais importante é conseguir um público fixo e que as pessoas lembrem de seu blog. As pessoas vem essas imagens e já sabem que o post é daqui do L.d.V e já sabem como o post vai ser. Com as imagens padronizadas elas vão sempre se lembrar daquele outro post daqui do Lua de Vênus que elas leram e gostaram, ou seja, elas vão “se apegar” ao blog e então, toda vez que verem uma dessas imagens padronizadas, já vão lembrar que o blog tem qualidade, que é bem cuidadinho e é levado a sério.

“Como eu faço as imagens em destaque padronizadas?” Eu tenho o modelo basico salvo no meu computador em um formato onde eu posso editar sempre que quiser o arquivo no Photoshop (salvo em .psd), assim é só abrir o modelo e simplesmente mudar o texto, a imagem de fundo e tudo já está pronto para vir aqui para o blog.

Minha dica na hora de criar esses modelos base é: preto e branco (porque essas são cores bem neutras e que facilitam a leitura, mas além disso, se for preto e branco não vai importar a imagem do fundo, o modelo básico sempre vai combinar com a mesma), fonte grande (para todo mundo conseguir ler bem e isso é importante, ser legível) e marcante (na verdade, isso de preto e branco e de fonte grande já deixam tudo mais marcante mas vale lembrar). Novamente eu vou repetir que é para ser a sua identidade visual e não a de outra pessoa então crie seu próprio modelo base pensando no seu blog. Assim como as pessoas veem essas imagens logo acima e lembram do Lua de Vênus, a ideia é que as pessoas vejam as suas imagens e lembrem do seu blog! Ou seja, foco na originalidade e criatividade.

“Me passa o modelo da foto em destaque do seu blog?” Não vai rolar! Crie o seu, afinal, isso tudo é sobre a sua identidade visual e não a minha. Isso não vai acontecer.

“Como você faz o seus modelos?” Fiz eles sabendo de tudo isso que eu disse ali em cima: preto no branco, tem que chamar atenção, legível, que combine com tudo, prático, salvei em .psd, fiz o modelo no tamanho certo para o blog e para a divulgação e por ai vai.

Se você não souber mexer no Photoshop (ou qualquer outro programa que você queira usar) e estiver meio perdida(o) sobre como criar algo, como salvar, como abrir o arquivo, de que tamanho faço ele, como esse treco funciona, por onde começo e afins, é sério, procurem tutoriais para iniciantes! Esses tutoriais salvam vidas okay?


Sempre mantenha tudo com o mesmo “uniforme”!

Não adianta ter uma logo maravilhosa, um blog lindo todo rosa e com glitter, todo padronizadinho e combinando com a imagem que você criou para ele e na página no Facebook você ser a gótica suave dark trevosa com tudo preto e os detalhes em verde. Resumindo, o blog e suas respectivas redes sociais tem devem manter o mesmo padrão se não ninguém vai se quer saber que a página trevosa fala sobre o seu blog rosa com glitter!

“Juliana eu não estou entendendo nada!”

Então deixa que eu explico mais uma vez, se você usar uma logo no blog, use ela em todas as redes sociais do blog, em todas as divulgações do blog, use sempre a mesma;  se seu blog tem uma certa paleta de cores, use sempre a mesma em toda e qualquer coisa relacionada ao blog! Isso é a sua identidade visual então não fuja dela! Lembre-se, mantenha a mesma paleta de cores e o mesmo estilo! Okay? Okay!

THE END (para as dicas, não do post é claro).


Acho que no final das contas essas são as minhas dicas e qualquer dúvida é só perguntar aqui nos comentários hein! O importante é criar algo permanente que vire a sua marca e que faça você ser lembrando! Acho que o melhor exemplo disso é aquele “m” amarelo é a marca de uma certa rede de fastfoods hahaha! Gostaria de lembra-los que eu não sou profissional e estou longe disso, eu só aprendi essas coisas convivendo com uma designer, pesquisando feito uma louca e bom, aparentemente tem funcionado bem já que recebo mensagens de vocês perguntando sobre o assunto (o que eu adoro)!

Espero mesmo que esse post ajude vocês e se quiser uma opinião, uma dica, uma ajuda ou qualquer coisa do gênero sobre a identidade visual seu blog é só deixar ela aqui nos comentários ou falar comigo em alguma das minhas redes sociais, o link para elas vão ficar aqui no final do post. Como eu já disse, não sou profissional e nada do gênero não mas o que eu puder fazer para ajudar eu vou fazer.

Compartilhe o post nas redes sociais porque me ajuda muito e pode ajudam outras pessoas; se você viu o link para esse post no Facebook aproveita e da um gostei, um amei ou seja o que for porque também me ajuda muito e não custa nada não é? Também pode mandar esse post para aquele seu amigo, primo, irmão, cachorro ou gato que está precisando de uma ajudinha nesse assunto, que tal?

(J.D)


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twittertumblrfanpage instagram

4 Comment

  1. paty says: Reply

    Uau, simplesmente inspiradora sua postagem, muitas dicas que eu vou usar no meu blog !
    voltarei mais vezes.

    Beijo beijo *

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Ai que bom que gostou! <3

      Beijos!

  2. Perfeito Jú
    Vou estudar sim procurar tutoriais, rabiscar e quando tiver algo mais definitivo eu te conto.Muito obrigada por atender nossos pedidos rs rs arrasou!!
    Beijo

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Aaah que delicia ouvir isso <3 Sério, rabisque, se divirta, olhe tutoriais e você vai ver como vai ficar tudo BEM mais fácil! Hahahaha ai se você soubesse como eu amo receber pedidos! hahaha!

      Beijos!

Leave a Reply