5 Dicas Para Melhorar a Sua Escrita

Esses dias acabei lendo alguns posts antigos aqui do blog e eu vou admitir, senti uma vergonha alheia – nada básica – da minha própria escrita (peço perdão pelas mancadas gramaticais anteriores). Mas, olhando pelo lado positivo, ela melhorou muito. Vou admitir que eu também senti orgulho de mim mesma pela evolução.

Olhando esses posts antigos, ficou bem claro algumas coisas que mudaram nos meus textos e que fizeram aquela diferença absurda! Comecei a prestar mais atenção em alguns itens e sei que isso teve uma gigantesca influência nessa mudança. Nada mais justo do que falar disso para vocês e dar algumas dicas, não é mesmo? Afinal, melhorei graças ao blog (depois explico isso um pouco melhor)!

Não sou professora de português e estou bem longe de saber de tudo, mas escrever é uma paixão que eu tenho, é algo no qual eu coloco todo o meu empenho e tento ao máximo melhorar sempre. A idea desse post é dizer como eu fiz para melhorar a minha escrita e se tudo der certo, te ajudar com isso.


Leia seu texto de novo e de novo e de novo e…

Na minha opinião, esta é a dica mais importante. No início do blog, eu passava horas corrigindo todos os textos, as vezes, até dias. Com tempo criei uma confiança (totalmente inadequada) e parei de revisar o que eu escrevia. No máximo, eu acabava lendo mais uma vez o post e sinceramente, eu lia sem prestar a mínima atenção. Foi assim que eu acabei com alguns posts aonde os textos são, no mínimo, irritantes de ler.

Quando escrevemos algo no automático, repetimos muito mais as palavras do que quando o texto é revisado! Esse costume de repetição diminui com o tempo, mas, mesmo assim, todos devem ler o que escrevem e garantir que o resultado final está o melhor possível. A escrita é algo complexo, pode sempre melhorar (isso é tudo o que eu quero, melhorar ainda mais) e me diz, que jeito seria melhor para aprender do que com os próprio erros?

Leia seu texto de novo e corrija tudo. Substitua as palavras repetidas, troque palavras por outras que se encaixem melhor na estrutura, confira se tudo faz sentido, se a pessoa que você usou não muda várias vezes durante o texto, tire constatações desnecessárias e redundantes, confira a pontuação, acentuação e todas essas coisas.


Treine muito!

A maioria não deve saber deste fato, até porque nunca contei ele aqui no blog, mas um dos motivos pelo qual eu criei o Lua de Vênus, foi para treinar e melhorar a minha escrita. Sempre quis ter um blog e sempre tive esse amor por escrever, mas, com o tempo, acabei me acostumando a escrever sempre em inglês e me distanciei muito do meu amado português.

Tudo fica melhor com treino, isso é um fato. Escrever não foge dessa regra. Mas, lembrando da dica anterior, de nada adiante escrever tudo no automático sem prestar a mínima atenção no que está produzindo. A questão é que com o treino começamos a entrar mais fundo nesse universo e a perceber mais detalhes que poderiam ser mudados.


Cuidado com a repetição de palavras e a pontuação!

A repetição é um dos fatores em que eu mais trabalhei em cima, e sinceramente, ainda trabalho. Tenho muito o que melhorar nesse quesito. Acredito mesmo que os sinônimos são os nossos melhores amigos. O Google é sensacional com isso, é só jogar na pesquisa “sinônimos de (a palavra que você estiver repetindo)” que ele vai te dar uma infinidade de opções.

Falando de pontuação, não vou negar, é uma coisa um tanto quanto confusa e eu ainda (provavelmente como a maioria) tenho muitas dúvidas. Pesquise um pouco, pergunte para o professor de português mais próximo, a questão é realmente aprender a usar a pontuação de uma forma, digamos, adequada.

Uma frase pontuada de forma errada pode mudar completamente de sentido (aposto que isso já caiu em uma prova de português sua e se ainda não caiu, espera que ainda aparece, prometo) e deixar a estrutura de um texto um muito mais pesada e chata de ler. Então, por favor, tomem muito cuidado com isso!


Pesquise!

O que você vai escrever? Algo para a escola/faculdade, um texto menos formal pro seu próprio blog ou rede social, para outro blog que tem um público que pede uma linguagem mais formal? Pesquise! Estude a linguagem que deve ser usada em cada caso e se adapte, isso vai te ajudar muito.


Leia muito!

Blogs, artigos, revistas, livros, notícias, reportagens, seja o que for! Apenas faça isso, leia muito. Se você quer que as pessoas leiam o que você escreve, nada mais justo do que você ler por conta própria. Isso entra naquela mesma história de treinar, já que, nesse caso, ler é um treino e na verdade, um dos bons. Uma coisa que eu faço muito e sinceramente, acredito que ajuda demais e que eu recomendo se você puder é: leia em outras línguas, mas, caso não saiba nenhuma outra, as opções não acabam por aí, leia versões diferentes de um mesmo texto, observe as diferenças.


No final das contas, acredito mesmo que é tudo questão de atenção (nas regras, no seu próprio texto e no dos outros para aprender com eles) e treino. Abre pra jogo as suas dúvidas, fale com um professor ou alguém que saiba muito sobre o assunto que você vai aprender muito.

Sei que a Língua Portuguesa é cheia de regrinhas que vão além do que eu falei por aqui. Por exemplo, o uso da crase, tem ou têm, isso ou isto, nisso ou nisto, entre muitos outros exemplo. Mas também podemos aprender muito com essas “chatices” e fora que, no final, essas palavrinhas corretas mudam tudo. Vou contar que eu só aprendi como se usa a crase no terceiro ano do ensino médio e ainda vivo com medo de errar, mas, quanto mais eu uso e descubro que estava certo, mais confiança eu desenvolvo em mim mesma sobre tudo isso.

Vocês podem me perguntar algo se quiserem, até pela dm no Instagram (@judornellas), que é onde recebo mais mensagens do gênero, que eu respondo o que eu souber e ajudo como puder. Espero mesmo que este post aqui faça diferença na vida de quem queira, assim como eu, melhorar a escrita cada dia mais. Essas são realmente coisas que eu fiz e mudaram tudo para mim (sério, leiam um post antigo do blog e venham rir comigo da diferença). Eu vou continuar fazendo tudo o que eu falei nessas dicas e tentar descobrir muito mais. Eu não quero nunca parar de tentar evoluir um pouco mais, principalmente quando assunto é a escrita.

(J.D)


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twittertumblrfanpage instagram

Leave a Reply