3 dicas essenciais para melhorar a edição das suas fotos!

Eu adoro editar fotos, é terapêutico conseguir o resultado que eu queria ou as vezes, até mais do que eu esperava! Quem me segue no Instagram sabe que eu sou louca por edição mesmo, sempre posto antes vs. depois nos stories, alguns tutoriais e por causa disso, eu recebo muita dm perguntando sobre o tema (o que eu adoro, de verdade), tirando dúvidas e pedindo post no blog sobre o assunto. Bom, aqui está o post! Não posso juntar tudo o que eu já aprendi em um post, mas posso ajudar você que se interessa por isso a achar o caminho!

  1. Desencana de filtro!

    Sempre vejo a famosa pergunta “Qual filtro?”. Como eu já disse no post sobre como organizar o seu feed, o filtro não significa realmente nada. Afinal, cada foto tem uma tonalidade, uma luz diferente, é mais quente, fria e muito mais, então, o mesmo filtro (quando ele está cru, sem edição a mais nenhuma) fica diferente em cada foto. Além disso, uma galera olha perfis e bomba os comentários perguntando, mais uma vez, “Qual filtro é esse?”. Muita gente não usa filtro padrão nenhum, edita as fotos individualmente (o que é o meu caso) ou até cria seus próprios presets (se você não sabe o que são presets, pode considerar filtros que uma pessoa criou) e os adapta a foto em questão para ter o melhor resultado possível, o ponto é, edição vai muito além dos filtros prontos do VSCO.Isso não significa que você não deva se basear em um filtro que você ame, só quer dizer que talvez não seja uma boa ideia deixar o filtro fazer todo o trabalho sozinho, edite além do filtro (ou até dos presets que você usar) que o resultado vai ficar bem melhor, afinal, cada foto responde diferente as mesmas configurações! Acredite, você vai ver a diferença.

  2. Muitos apps!

    Sei que as vezes é complicado porque não temos muito espaço no celular, mas minha dica é: tenha pelo menos 3! Os que eu indicaria são: Lightroom mobile, Pixlr ou PicsArt e algum que você goste muito de alguma funcionalidade específica dele.

    Lightroom porque como você consegue editar cada cor separadamente, você tem bem mais controle sobre a foto e o seu resultado final.
    Pixlr ou PicsArt porque ajudam nas montagenzinhas e são apps bem completos! Então, se você explorar eles, vai ver que dá pra fazer um pouco de tudo. Além disso, eu uso o Pixlr pra deixar o fundo das fotos escuras.

    Particularmente, os que eu realmente sempre uso são Lightroom, Facetune 2 VIP (uso alguns filtros e o prisma, meu mais novo vício), Afterlight (a granulação das fotos desse app é a melhor e sinceramente, ele é maravilhoso) e Pixlr (normalmente quando quero deixar o fundo preto). Para ser bem honesta, as últimas fotos que eu postei passaram pelo menos pelos 3 primeiros que eu citei aqui!

  3. Faça da sua maneira!

    Não significa que você não deve assistir tutorial e pesquisar muito, na verdade, é um incentivo para isso! Veja tutorial, pesquise horrores mas, com o tempo, transforme tudo o que você aprendeu em algo que seja a sua cara! Então use meus tutoriais aqui do blog (prometo que vou liberar muitos outros), os que eu coloco nos meus stories (já me segue? @judornellas) e os milhões prontinhos no youtube, mas tente pegar um pouquinho de cada coisa que você aprendeu e gostou em cada um deles para criar algo só seu!

    Vou explicar melhor, por muito tempo eu via alguns perfis e pensava que aquilo era “muito eu”, sabe? Que as minhas fotos deveriam ser como aquelas! Eu acabava tentando ser daquele jeito, com aquelas edições e por aí vai, mas as edições do perfil x que eu amava, não pareciam as do y que eu também amava e eu queria tudo aquilo junto, mas sabe, não combinava porque aquilo eram representações de duas pessoas diferentes, com lifestyles diferentes que não só não combinavam entre si, mas não combinavam com a minha vida, o que, para falar a verdade, me deixava frustrada com a minha realidade.

    O que eu aprendi (e descobri que faz com que eu me sinta melhor comigo mesma) é: aqueles vários perfis tem estilos que eu gosto muito, eu e esses perfis temos gostos parecidos não só com fotos, mas na vida pessoal e as suas fotos tinham uma estética que eu curtia MUITO e traziam conteúdos que eu amava nas fotos, mas elas não eram “muito eu”, elam só tinham várias coisinhas que eu amava e queria trazer pra minha vida/fotos e eu trouxe, da minha própria maneira, levando o que eu gostava de cada um como inspiração e criando, pouquinho a pouquinho, minha própria identidade visual que é adaptada a minha realidade (a qual não é cheia de looks do dia como a desses perfis que eu gostava) e incorpora essas coisas que eu gostava em todos esses diferentes perfis, mas do meu jeito! Deu pra entender? Resumindo, pegue os perfis que você gosta como inspiração para criar algo realmente seu! Você vai ficar mais feliz com o resultado, vai se sentir melhor consigo mesmo e perder um pouco desse problema clássico no qual acabamos sempre nos comparando com os outros, ou melhor, com o que os outros mostram no Instagram.

De verdade, são dicas que vão e podem mudar tudo se você levar elas pra vida! Edição não é só “faça isso”, “faça aquilo”, “assim fica bom”, “assim fica feio”, é o seu gosto pessoal, o seu toque em cada foto e é por isso que dicas como essas, que não são tão “didáticas” mas dão direções são boas! Eu, particularmente, gostaria de ter aprendido essas coisas antes!

Você já me segue no Instagram? Lá eu aviso quando saí post novo, além de postar tutoriais nos stories e muitas fotos! Ah, fala comigo pela dm, juro que sou legal!

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twitter – tumblr – fanpage – instagram

2 Comment

  1. Yasmin says: Reply

    Adorei demais. A coisa mais complicada hoje em dia é ter um feed fofo e organizado e é algo que está muito em alta e as meninas sempre procuram ter. Amei demais as dicas, vai me ajudar demais a ter um feed fofo, com fotos mega fofas, sem ter que me preocupar ♥

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Aaah que delícia ler isso! Fico feliz que tenha gostado! ♥

Leave a Reply