Dicas de fotografia #1: regra dos terços!

Eu sempre recebo dm no Instagram pedindo alguma dica ou ajuda com fotografia e achei que deveria finalmente fazer um post sobre o assunto! Tudo o que eu sei foi pesquisando horrores, aprendendo com a minha irmã e por essa vasta internet, mas que fique claro que esse é o jeito que eu faço as coisas e não necessariamente o jeito certo, okay? Admito que me sinto um tanto quanto uma “nojenta com ar de superioridade” por querer ensinar algo para as pessoas, mas quero dizer, se me pediram, acho que devo estar fazendo algo certo pelo menos.

Então que venham as dicas da fotógrafa amadora que voz fala, obrigada. Se esse post tiver um bom resultado eu vou fazer outros e eu espero que role isso porque olha, tenho muuuita coisa para dizer. Sabe, pequenas coisas que eu aprendi por conta própria que podem ajudar vocês.

A regra dos terços!

Isso é sobre enquadramento o que pra mim é uma das coisas mais importantes, sou completamente louca quando o assunto é simetria e essa regra! Quero dizer, sempre aparecem umas fotos que são bonitas com um enquadramento horrível e me da aquela vontade de chorar de dor pela foto alheia. Eu e acho que é uma das coisas que eu posso dizer que mais entendo, afinal, é algo mais simples e prático sem tanto detalhe e que podemos aprender sozinhos. Na verdade, essa regra é uma simplificação da “Divina proporção” de Fibonacci o que em si já diz muito.

Imagem relacionada

Nessa “simplificação” basicamente se divide a fotografia em 9 quadrados iguais, pois teoricamente o olho humano ao se deparar com uma foto ou um quadro (essas coisas), observa, primeiro o cruzamentos das linhas e só depois o meio, como na imagem aqui em baixo.

Resultado de imagem para regra dos terços png

Inclusive em vários celulares e visores de câmeras aparece essas “divisões” prontas para facilitar a sua vida. Sim, pois é, essas linhas “chatas” na tela tinham um propósito desconhecido! Basicamente, a ideia é colocar algo que importante na fotografia nesses pontos nos cruzamentos ou pelo menos, na região deles. Enfim, essa regra basicamente te ajuda a melhorar seu enquadramento e se essa divisão já estiver na tela do seu celular/câmera pode te ajuda muito. Aqui vem alguns exemplos!

terco4
terco2 terco3  terco8

Só para mostrar que uso isso nas fotos que eu tiro:

terco9 terco11 terco12terco10

Mas isso vai além da fotografia!

terco6 terco7

Quero dizer, enquadramento em si vai muito além da fotografia, vem da pintura, de desenhos, do cinema e por ai vai. Observem isso, assistam filmes observando a simetria dentro deles, detalhes que chamam sua atenção e o modo como a imagem nos é mostrada, você pode aprender muita coisa só com isso. É por isso que eu gosto tanto do assunto, ele vem de algo bem mais profundo e aberto do que apenas a fotografia, abrange outras artes que eu aprecio.

Fica aqui algumas cenas famosas do cinema para vocês treinarem esses olhos então fiquem de olhos em coisas que te agradem dentro delas!

Resultado de imagem para titanic rose e jackImagem relacionadaResultado de imagem para fotografias famosas do cinemaResultado de imagem para fotografias famosas do cinema

Vou terminar esse post por aqui e logo logo falo mais sobre o assunto! Acho que se você gosta tanto de arte no geral quanto eu gosto, então provavelmente vai dar uma pirada no assunto assistindo filmes!

Não consigo deixar de me sentir quase hipócrita falando de fotografia sendo que nunca fiz nenhuma aula sobre o assunto mas se eu puder ajudar alguém de alguma forma e já que sempre me pedem ajuda no Insta (ai que famosa) me dei o direito de acreditar que posso ensinar algo, afinal, acho que aprendi alguma coisa mesmo sem aula nenhuma (mas vamos combinar que tudo o que eu mais quero são as aulas de fotografia na faculdade ai os posts vão pra outro nível, tudo bem? Tudo ótimo!)!

Espero que tenham gostado porque eu amo fazer posts nesse estilo, afinal, fotografia é algo que eu gosto muito e gosto mais ainda do fato de que as pessoas me pedem ajuda com isso, quero dizer, acho que não tem reconhecimento melhor! Muito amor!

(J.D)


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twittertumblrfanpage instagram

Você também pode gostar de ler...

Leave a Reply