Um post sobre paletas de cores: no Instagram, na fotografia e no cinema!

Na quarta-feira (23/02/19) fiz uns posts nos stories do meu Instagram mostrando algumas sugestões de combinações de cores para usar nos stories (ou no que quiser, na realidade) já que sempre recebo dm com gente reclamando que tem muita dificuldade em combinar as cores e no final deixar tudo bem coeso.

Se você quiser ver essas combinações de cores e vários tutoriais e dicas pra quem cria conteúdo, então me siga no Instagram (@judornellas) e olhe os destaques chamados “creators”.

Esse assunto rendeu bastante conversa na dm, muita indicação das pessoas e muita curiosidade, minha primeira reação foi: post no blog.

Ah, esse é um assunto que eu gosto muito e tenho muito o que aprender sobre – não é atoa que eu tenho um círculo cromático pendurado bem na minha frente agora mesmo – então, o que acham da gente aprender mais sobre juntos?

Quando eu falo que não é só pra story (apesar de ter sido a motivação de ter começado a falar disso no meu instagram) estou sendo honesta. Até mesmo sem sair do próprio Instagram, é só irmos pras fotos no feed, se sairmos de rede social o cinema é um paraíso pra isso. O design (e se ele for bom, provavelmente cores coerentes vem junto com ele) está a sua volta, desde naquela sua camiseta legal, na capa do seu disco favorito, no seu tênis novo, na caracterização de um personagem que você gosta, na capa de um livro, do seu celular, do seu caderno, naquela lembrancinhas de viagem que você comprou lá no nordeste, em um bichinho de pelúcia que fica no seu quarto, na sua paleta de sombras até na embalagem onde veio a sua televisão nova. Está realmente em tudo e eu prometo que vou fazer o meu melhor para mostrar isso, mas como eu sou eu, hoje vou mostrar a parte mais artística da coisa (ou seja, nada de embalagens), mais especificamente, de 2 áreas! E ah, acredite, ver isso aplicado em outras áreas vai te ajudar a entender mais.

Esse post vai ser bem baseado em uma ferramenta que eu honestamente recebi umas 10 dms falando sobre ela e eu também já a conhecia. Curiosamente, em cada dm chamavam ela por um nome diferente, então aqui ela vai ser chamada de:

Adobe Color

Honestamente, eu passaria 5 horas literalmente brincando com isso (considerando o quanto procrastino, eu realmente passaria essas horas simplesmente olhando cores).

Essas 3 cores do print aqui em baixo são um ótimo exemplo pra começar e mostrar pra vocês afinal o que é o Adobe Color. Até porque além de serem uma variação pequena das cores primárias eu vivo usando as 3 juntas em story.

Está vendo que as 3 cores estão selecionadas de 3 pontos igualmente distantes um do outro? Pois essa é uma das maneiras de combinar cores (alí ela é chamada de triad), mas existem várias outras maneiras selecionando cores de outras maneiras padrão dentro um círculo cromático. Essas são as formas que estão disponíveis para você fazer isso com o Adobe Color:

Alguns outros exemplos que você com toda a certeza vai conhecer (apesar de quem sabe não conhecer os nomes) são esses dois:

Monocromático, que é basicamente pegar uma mesma cor e variar dentro da própria!

Se estamos falando de fotos no instagram não preciso ir muito longe pra ver fotos onde a maioria das cores está bem próxima e são focadas em uma paleta mais monocromática, já no meu feed mesmo tenho algumas:

O próximo é o queridinho das instagrammers mesmo! Quem é mais envolvido com feed organizado e fotografia no instagram com toda certeza do mundo já ouviu falar dos feeds “orange and teal”, em 2018 e 2017 isso virou uma febre absurda e não é atoa, são cores complementares!

Nunca viu um feed orange and teal? Pois saiba que eu não estou brincando quando disse que isso estourou (até porque é lindo!), essa é uma foto minha nessa paleta de cores e eu aposto que você já viu muitas assim.

Algumas das estéticas que mais me agradam quando estamos falando de cores no cinema é dos filmes de Harry Potter dirigidos pelo Yates (como o dessa imagem aqui de baixo, já que essa mesma ferramenta tira a paleta de cores de qualquer foto que você escolher):

Se você notar, essa paleta de cores que eu sempre amei tanto e uso nas minhas fotos também é feita de cores complementares:

Como uma boa fissurada (até demais, oi t.o.c) em cores e em Harry Potter, eu obviamente levo isso em consideração quando tiro fotos (principalmente se elas tem relação com a saga):

View this post on Instagram

flowers

A post shared by JD’ | mkt de conteúdo (@judornellas) on

Saindo das complementares, vamos para as cores análogas – as que de longe mais agradam o meu t.o.c -, elas são cores que em um círculo cromático ficam uma do lado da outra e se você quiser falar mais desse tipo de combinação de cores, vamos pro cinema de novo, particularmente pros filmes de uma pessoa que se você falar de cores e simetria no cinema já vem em mente, Wes Anderson. No caso, o filme O Grande Hotel Budapeste.

Deu para notar como as cores ficam uma do lado da outra no círculo cromático? Do azul, para o lilás, para o rosa até o bege que é mais próximo do amarelo. Não pula um grande espaço entre uma cor e outra.

Mais um exemplo disso novamente nesse mesmo filme:

Do roxo para o vermelho, até o marrom bege e dessa vez, chegando no amarelo.

Já no instagram, vou recorrer ao meu perfil mais uma vez já que adoro fotos que variam do azul ao rosa:

E só para mostrar como as cores ficam lá no Adobe color:


Acho que isso já foi informação demais para um post só – apesar de que eu poderia falar muito mais, meu cérebro gosta muito do tema combinação de cores -, dependendo de como ele render (me contem lá no Instagram se curtiram, se ficou alguma dúvida e se eu conseguir, tiro ela) e é claro, se me der na telha eu vou fazer uma segunda parte porque – honestamente – foi muito gostoso montar isso e brincar de aprender mais sobre as cores.

Você já me segue no Instagram? Lá eu aviso quando saí post novo, além de postar tutoriais nos stories e muitas fotos! Ah, fala comigo pela dm, juro que sou legal!

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

Quer melhorar seu conteúdo no Instagram?

Dá uma olhada no meu ebook onde eu ensino:

    1. ganhar seguidor

    1. engajar o seu seguidor

  1. manter o algoritmo do Instagram do seu lado

E todos os mínimos detalhes escondidos para conseguir crescer no Instagram com sucesso! Clique aqui!


Deixe uma resposta