A Mulan do mundo real!

Acha que mulheres guerreiras que até se vestem de homem para fazer o que é certo é coisa de filme da Disney? Bom, não é não. Acho que a maioria de vocês sabem quem é a Mulan de quem eu estou falando, mas para quem está tendo dificuldade de lembrar: a Mulan é a princesa da Disney que se veste de homem e vai para guerra. Ainda não lembrou? Bom, então confere o trailer do filme clicando aqui e volta aqui para o post que eu tenho uma história incrível para contar.

Apesar de ser um dos primeiros exemplos de feminismo na Disney e isso ser maravilhoso, não é dessa Mulan que eu quero falar não, é de outra…essa é chamada por outro nome e não tem filme em sua homenagem mas é tão corajosa quanto a personagem. O nome dessa “Mulan” é Sisa Abu Daooh.

Essa mulher chamada Sisa largou as roupas femininas, o cabelo longo, a maquiagem e qualquer feminilidades por um motivo mais do que nobre e é uma história linda para não dizer f*da.

Quando seu marido veio a falecer, Sisa ficou sozinha, na época e aonde ela morava as mulheres eram PROIBIDAS de trabalhar, mas ela tinha uma filha para criar e precisava de dinheiro. Foi pensando nisso que veio essa decisão que me fez chamar ela de”Mulan”. Para a Sisa poder sustentar a filha, ela decidiu se passar por homem para conseguir um emprego e deu certo.

Ela trabalhou por mais de 30 anos sem nunca sair do disfarce para poder simplesmente sustentar a filha.

Vocês devem estar se perguntando “Como ninguém descobriu?” mas acontece…que descobriram, apenas algumas pessoas conseguiram desvendar a identidade, mas as poucas que conseguiam torturavam ela com abuso verbal e físico

Mas recentemente aos 64 anos de idade, agora trabalhando como engraxate e orgulhosa da sua decisão corajosa, Sisa revelou sua identidade real e o que tem feito durante as últimas décadas.

Ah, mais uma coisa, ela não pretende voltar a usar roupas femininas ou deixar o cabelo crescer já que essa vida mais “masculinizada” é um ótimo jeito de simplesmente evitar situações machistas.


E ai? Gostaram dessa história toda da Mulan da vida real? Na hora que eu li essa notícia eu pensei na Mulan, qual é, uma mulher que se veste de homem para superar o machismo e tudo isso por um motivo mais do que nobre? Semelhança não é o que falta!

Enfim, me contem nos comentários o que acharam porque eu amo profundamente responder comentários!
Ah, e se gostaram dessa história compartilhem nas suas redes sociais para mostrar isso para todos os seus amigos okay?

Beijos!

(J.D)


twittertumblrfanpage instagram


fonte da notícia e das fotosNY Times

2 Comment

  1. Juliana Seu post me fez lembrar muito um dos primeiros livros que amei ler, se chama açúcar amargo, a protagonista também se disfarça de homem para trabalhar num canavial, e ela tinha que se fingir de muda para que as pessoas não descobrissem seu disfarce através da voz. E como não lembrar de Joana D’ Arc que também se disfarçou e não só lutou mas liderou as tropas Francesas na guerra contra a Inglaterra. Enfim, graças a essas mulheres fortes da literatura e da vida real os preconceitos vão sendo quebrados.

    1. Juliana D'Ornellas says: Reply

      Nossa, fiquei mesmo com vontade de ler esse livro pelo o que você contou, personagens femininos fortes são maravilhosos! Joana D’Arc era uma força totalmente fora da sua época e isso é maravilhoso! Que os preconceitos continuem sendo quebrados porque é disso que o mundo precisa!
      Beijos!

Leave a Reply