Como aumentar seu engajamento no Instagram!

Não adianta de nada ter 30 mil seguidores no Instagram e 200 likes nas fotos, 100 visualizações nos stories. O que pode e vai mudar tudo é engajar os seguidores! O que é engajar? É conseguir manter eles perto de você, fazer com que eles comentem, respondam os stories, mandem dm quando tiverem alguma dúvida ou só queiram falar algo, sejam ativos no seu perfil, te apoiem e apoiem seu trabalho de maneira natural. Já a resposta mais cientifica para esta pergunta, é essa:

participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevância política e social, passível de ocorrer por meio de manifestação intelectual pública, de natureza teórica, artística ou jornalística, ou em atividade prática no interior de grupos organizados, movimentos, partidos etc.

Primeiro, vamos entende uma coisa, ok? Número de seguidores não é tudo! Isso mesmo! Existem perfis com 10 mil seguidores e menos de 200 curtidas na foto, assim como alguns com mais do que o dobro do número de seguidores que eu tenho e a mesma média de likes.

Se você tem menos de 10 mil seguidores (quanto mais você crescer, mais a porcentagem diminui), a média de curtida das suas fotos deveria ser 10% do seu número de seguidores, por exemplo: 800 seguidores, 80 curtidas; 1000 seguidores, 100 curtidas e por aí segue. Acima disso, você está na vantagem! Como ficar acima disso? Engajar quem te segue é com certeza de grande ajuda!

Como engajar seus seguidores!

  1. Seja presente!

    Seja constante, esteja sempre presente, isso facilita demais duas coisas muito importantes: fazer com que você seja lembrado e com o odiadíssimo algoritmo.

    Postar no feed todo dia pode ser complicado, mas ainda é o ideal. Hoje em dia também temos os stories que são uma maneira alternativa de mantermos o nosso perfil vivo além do feed em si. A questão é não sumir dos dois ao mesmo tempo. Manter tudo seu perfil vivo e relevante sempre de alguma maneira, preferencialmente usando as duas ferramentas ao mesmo tempo.

  2. Simpatia!

    A gente se aproxima das pessoas que nos dão abertura pra isso, então não adianta querer que as pessoas se sintam bem pra ir falar com você se você responde sendo grossa, se nem curte os comentários, se ignora todas as DMs que recebe e quando responde não é atencioso. Se você manda DM pra alguém e a pessoa ou visualiza e não responde, responde claramente por educação ou pior ainda, é grossa com você, você vai parar de se sentir livre para ir falar com ela! Ninguém gosta de sentir que está incomodando.

    Outra coisa que pode demonstrar essa abertura ou fechar completamente ela é: stories. Não acho que aquela atitude de “eu não aguento mais responder isso aqui”, de dar corte em alguém publicamente nos stories seja a mais convidativa para que outras pessoas se sintam bem em falar com você.

    Outra coisa é que ser simpático te ajuda a criar uma conexão emocional com os seguidores e isso ajuda a fazer com que eles se importem com você o suficiente para que sejam ativos no seu perfil! Curtindo as fotos, comentando e participando nos stories!

  3. Conteúdo relevante!

    Suas opiniões, palpites, dicas ou pelo menos uma parte do que é o seu conteúdo precisa ser relevante na vida das pessoas. Sabe aquela receita que você ensinou? Quando alguém prepará-la, vai lembrar de você! Ou quando seguir o tutorial de edição, assistir um filme que indicou, ir comprar algo na loja que você indicou, copiar sua maquiagem. Lembre-se encaixar este conteúdo no seu nicho, se ele é voltado à esportes e exercício, quem sabe a sua receita maravilhosa de brigadeiro e a maquiagem não sejam relevantes para o seu público, isso tem que ser levado em conta.

    Vídeos engraçados, coisas bobas do dia a dia, stories mostrando a sua personalidade são ótimo e devem existir, mas conteúdos que as pessoas possam aplicar na vida delas vai fazer com que você seja lembrado em outros momentos do dia e faça parte mais ativa da vida da pessoa te ajudam a ser lembrado e considerado mais importante. Isso também é ótimo quando o conteúdo é focado no seu nicho, assim você pode se tornar uma voz relevante no assunto em que você quer ser relevante!

  4. Interaja!

    Não só com quem você segue, mas com quem interage no seu perfil! Não estou falando só de dm, mas de likes, comentários, interaja de verdade com as pessoas, se faça presente, isso faz o seu @ ser mais visto (e lembrado) e mostra você como uma pessoa mais acessível!

  5. Enquete!

    É a opção mais fácil para conseguir alguma interação e uma boa maneira para começar a sugerir para os seus seguidores as suas opiniões, conseguir alguma resposta deles e transformar stories que seriam ignorados, em um que vai ser visto!

  6. Stories > Feed & Feed > Stories

    Levar os seguidores de uma área para a outra é uma ótima maneira de engajá-los! Suas fotos podem ser simplesmente legais para a pessoa, mas quem sabe com eles assistindo seus stories em conjunto com o conteúdo do feed, isso faça com que o seu seguidor comece a te admirar mais e olhar todo o seu conteúdo de outra forma. Isso já aconteceu muito no meu perfil. Pessoas que curtiam minhas fotos, nunca comentavam finalmente foram para os stories e com o tempo começaram a responder eles, mandar dm, curtir as fotos, entrar no meu perfil para ver se tinha foto nova e comentar em todas, além de até me divulgar por vontade própria. Quanto mais presente você for, mais chance tem de ser relevante e mais chance ainda de conquistar de verdade a atenção da pessoa.

    Tem várias maneiras de levar os seguidores de um lugar para o outro, o clássico antes vs. depois das fotos, usar a legenda para deixar a pessoa curiosa sobre algo nos stories, algum tutorial, em alguns casos vale colocar algum comentário divertido ou criativo nos stories, o que for, só depende de você e do seu nicho.

    Agora também temos o IGTV e ele com certeza também pode ser usado para levar as pessoas para as outras ferramentas dentro do Instagram.

  7. Legendas

    As legendas são poderosas e podem ser essenciais para conseguirmos esse engajamento!

    Fazer perguntas nas legendas; usá-las para atrair o público para o link na sua bio, seu story ou IGTV; usá-la como incentivo para que a pessoa comente ou como começo de conversa sobre algum assunto que vá interessá-los e seja do seu nicho.

    Admito que estou começando ainda a usar a legenda como forma de incentivar comentários, mas esta foto aqui é um bom exemplo disso:

    A legenda fez com que pessoas que normalmente não comentam, comentassem e de quebra, criou uma oportunidade pra eu me identificar com eles e eles comigo, o que é muito bom e sinceramente, eu acho muito legal de observar, fico toda animada e meio boba, porque uma verdade é que é muito legal quando você encontra pessoas apaixonadas por um coisa que você também ama, mas voltando, não existe receita para a legenda ideal, porque cada público é diferente, mas cabe só a você descobrir qual abordagem agrada e funciona com o seu!


Estas são 7 dicas muito importantes que podem te dar uma base para melhorar o seu engajamento. Foi assim que eu melhorei o meu! Mas esta é uma receita base, sabe? Não adianta simplesmente copiar e colar, você deve adaptá-la ao seu público e nicho se não, não vai funcionar. Não adianta tentar – por exemplo – copiar o que a Nah Cardoso faz para conseguir isso, muito menos quando o seu público é diferente do dela. Falo sério quando digo que cada público é um público, a maneira como usar cada uma dessas dicas depende muito do seu perfil.

Resumindo todas elas, o ideal é fazer de tudo para ser lembrado de uma maneira positiva e acessível.

Espero que tenham gostado, que usem as dicas, que elas funcionem! É só ter paciência e se tiverem qualquer dúvida, podem deixar nos comentários ou mandar na dm do meu Instagram @judornellas!


Você já me segue no Instagram? Lá eu aviso quando saí post novo, além de postar tutoriais nos stories e muitas fotos! Ah, fala comigo pela dm, juro que sou legal!

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +
Você também pode gostar de ler...

Deixe uma resposta