Dicas para os seus Instagram stories!

Já foi o dia em que o Instagram era só foto, hoje grande parte dele é stories e na verdade, essa é uma parte ainda muito menosprezada pelos produtores de conteúdo mas muito amada por quem consome o conteúdo. Percebem a oportunidade né? Pois deviam! Quer engajar os seguidores? Aumentar o alcance? Direcionar alguém pra um link? Fazer com que se apeguem em você? Os stories são a ferramentas perfeita para te ajudar (e muito) em tudo isso e muito mais. Ele nos dá uma liberdade enorme e por isso é tão bom!

Com os stories a gente consegue criar uma ligação emocional com os seguidores, fazer com que eles se apeguem na gente e como consequência acompanhem nosso trabalho, curtam mais nossas fotos e aumentam o nosso engajamento de uma maneira super positiva e fiel. Além disso, é divertidíssimo receber DMs das pessoas interessadas no que você disse, com dúvidas, querendo conversar e aquelas extremamente amáveis, agradecendo ou elogiando que vem de vez em quando.

Quantas vezes você já viu perfis com dezenas de milhares de seguidores e 200 curtidas em fotos? Está aí a prova de que engajar seus seguidores é importante e o use os stories para fazer isso! Afinal, nem sempre temos uma foto maravilhosa para postar que vai ter um resultado enorme, mas sempre podemos ter conteúdo preparado para os stories e melhor ainda, sempre podemos transformar nossa rotina em conteúdo por lá.

Aqui vou dar algumas dicas na hora de usar os stories e dizer alguns apps que eu uso (ou já usei) e podem te ajudar nisso.


  • ENQUETE

    Se joguem nisso! De verdade, sejam criativos, inovem, joguem suas dúvidas, perguntem a opinião das pessoas sobre bobeiras e assuntos sérios, aproveitem para conhecer melhor o seu público, descobrir do que ele gosta, não fique com medo de ninguém responder, de ninguém se importar, no final das contas, dê uma chance para que as pessoas participem porque uma verdade bem grande é: quanto mais tempo você passar se abrindo para essa interação, mais vão interagir! Essa verdade foi algo que eu mesma aprendi e pensem comigo, faz sentido, quantas vezes você não respondeu o stories de alguém porque não conhecia a pessoa bem o suficiente para isso então não se sentia confortável?

    A verdade é que enquete é uma boa maneira também de começar a perder a vergonha de chamar essa interação e uma boa maneira para os que não gostam (ou tem vergonha) de mandar dm interagirem e marcarem presença por alí.

  • DICAS

    O que você faz que recebe uma resposta ou reação positiva dos seguidores? Algum truque que pode parecer bobo mas facilita sua vida? Um app desconhecido que você goste muito?  Tem um daqueles hacks para a vida para mostrar ou um livro bom que começou a ler que quer indicar? Espalhe conhecimento, ensine, jogue conteúdo mesmo nas pessoas, passe isso pra frente, torne os seus stories algo relevante e que acrescente algo na vida de quem assistir, nem que o que for acrescentado seja simplesmente pensamentos positivos. Ah, tentem sempre postar dicas que tenham relação com o seu nicho, isso ajuda a definir melhor ele e chamar atenção do público certo.

  • COTIDIANO

    Podemos não ter nada de muito extraordinário para postar todo dia, mas todo dia fazemos algo que podemos transformar em conteúdo (além de cria-lo, mas isso é o próximo tópico). Cozinhou? É conteúdo! Inclusivo uso isso muito no meu perfil @judornellas, é só olhar lá! Está editando uma foto? É conteúdo, aproveite e dê dicas sobre isso. Foi se exercitar? Transforme em conteúdo! Com um pouco de criatividade, as atividades mais mundanas viram algo bom de se assistir, é só pensar em influencer de lifestyle, elas transformam o cotidiano em conteúdo que consumimos. No final das contas, muita coisa pode virar um boomerang sensacional!

  • CRIE CONTEÚDO

    Eu amo produção de conteúdo, mas o que é isso? É este post, este blog, as fotos que postamos no nosso Instagram, os posts que fazem no Facebook, os memes que as pessoas criam, as piadinhas que fazemos nas redes sociais, os stories que fazemos, mas nesse caso, estou falando daqueles stories que planejamos e construímos pensando no nosso público.

    Se você me segue já deve ter visto que eu faço vários stories focados em alguns temas, alguns pra criadores de conteúdo inclusive, outros pra vegetarianos ou celíacos, amantes de bullet journal e a verdade é que nem sempre eu estou ali no Instagram e decido postar aquilo na hora, eu planejo, estudo e vejo o que eu poderia fazer que os meus seguidores iriam gostar de verdade!

    Crio estes conteúdos em outros aplicativos ou até no computador no caso dos templates pros stories que fiz. Normalmente o resultado é um conteúdo mais completo e bem planejado, os quais normalmente rendem muito bem e são perfeitos para aquele dia que você está muito corrido e não vai ter tempo para produzir conteúdo no meio da rotina.


  • APLICATIVOS

    Já falei muito de aplicativo nesse blog, desde jogos que eu amo (preciso fazer uma versão atualizada), fiz dois posts com os meus apps favoritos da vida, um com os melhores aplicativos para editar fotos e por aí segue. Mas além de serem (obviamente) úteis em muitas situações, os aplicativos também podem te ajudar a criar conteúdo de qualidade pros stories, uma grande dica que eu dou é ter fundos prontos pros seus stories já salvos no rolo da câmera, assim você pode abrir o Instagram, selecionar essa imagem e só escrever o que quiser em cima deles e postar pelas próximas 24 horas para os seu seguidores verem. Quem me segue sabe que ei faço muito isso! Esses fundos também te ajudam a deixar tudo um pouco mais padronizado e visualmente bonito! Isso também cria uma certa identidade visual (o mesmo fundo sempre) o que também faz com que as pessoas reconheçam os seus stories facilmente e se elas já tiverem criado interesse em você, deem mais atenção para eles. Todos esses apps são para IOS e não sei se estão disponíveis para android, mas acredito que pelo menos alguns deles sim!

 
  • InShot: dá pra fazer vídeos super legais (inclusive com fotos), com efeitos maneiros, músicas de fundo, ótimos para divulgar o que você quiser nos stories! Eu uso muito para divulgar os posts aqui do blog por exemplo! Nele também dá para criar fundos padrões (os fundos dos quais já falei ali em cima) pros stories! Ah, eles tem alguns efeitos que podemos por em cima de vídeos (ou de fotos que você pode transformar em vídeo pros seus stories) que são lindos. Eles tem opções pagas também, mas é bem barato, no dia que eu comprei foi menos de 4 reais e se você gostar deles, acho que vale o pequeno investimento.

     

  • PicsArt: o famosíssimo Photoshop para celular, o limite dele é só a sua criatividade! De verdade, se joga em tutorial no youtube para esse app que você vai ver o quanto você pode criar dentro dele! Mas focando no que você pode usar ele pros stories, eu sempre uso para colocar imagens nos meus fundos (padronizadinhos e bonitinhos) como por exemplo, o print de algo que quero mostrar, mas ele é um app tão amplo que você pode usar ele para quase tudo quando o assunto são imagens. É tipo um coringa quando o assunto são apps e fotos.
 
  • Canva: já falei desse app (que na verdade tem em formato de site também, o qual é um pouco mais completo do que no app),  já usei muito ele aqui para o blog, em posts como este que foram feitos inteiros dentro dele e a capa de diversos outros que fiz nele também, mas nesse caso dos stories, ele pode te ajudar a criar templates e isso é mega útil! Ele te dá uma liberdade enorme na hora de criar o seu design e ao mesmo tempo te dá muita direção para o que vai funcionar ou não vai funcionar no final das contas, visualmente falando. 


  • ALCANCE

  • Interaja! Responda os stories alheios, participe ativamente do que o Instagram realmente é, uma rede social! Então, socialize! Essa dica é velha e serve para conseguir um bom alcance no feed também, mas é sempre válida.

  • Hashtags sempre! Tanto no feed quanto nos stories, elas são uma ótima ferramenta para te ajudar na hora de atingir perfis novos que ainda não te conhecem. Nos stories, as hashtags infelizmente as vezes não funcionam e não temos o que fazer sobre isso além de esperar a boa vontade do Instagram, mas se funcionarem, você vai ver o poder delas!


    Eu recomendo usar # que sejam do exato assunto que os stories estão falando! Eu sempre uso #bulletjournal nos stories que falam sobre, bom…bullet journal e ela dá uma ótimo resultado! Foco no público que vai gostar de ver o que você está mostrando! 

  • Essa dica é bem comum, mas eu mesma sempre esqueço de usar! Mas use a sua localização! Não precisa estar em um lugar diferente para colocar o nome dele e tal, coloque a localização da sua cidade mesmo, no meu caso Curitiba! Sempre trás público para os seus stories!

Espero que essas dicas te ajudem e se vocês quiserem ver várias outras, é só entrar no meu Instagram @judornellas e assistir os stories destacados de título “p/ criadores” que tenho várias dicas por lá e truques para facilitar sua vida quando o assunto é essa ferramenta aí! Ah, última dica para quem leu até aqui, os stories dão zoom para que a imagem com o formato de um celular encaixe em outro com outro formato, o que faz com que muita coisa desapareça (seja cortada da imagem) pra pessoas que te assistem de um celular que tenha uma tela em proporções diferentes da sua, isso porque na hora desse zoom algumas informações são cortadas para fora da imagem. Nada mais incômodo e feio do que só conseguir ler metade de uma frase né? Então cuidado com as bordas!


Você já me segue no Instagram? Lá eu aviso quando saí post novo, além de postar tutoriais nos stories e muitas fotos! Ah, fala comigo pela dm, juro que sou legal!

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

Deixe uma resposta