4 motivos para você começar a usar o Pinterest!

Quando eu pensava em Pinterest o que vinha na minha cabeça era: fotos de looks do dia, coisinhas fofas, aquelas mensagens de bom dia e boa noite e D.I.Y, mas na verdade, é bem mais do que isso, eu só estava menosprezando o potencial e estou tentando fazer você não fazer o mesmo.

Tenho uma conta no Pinterest fazem anos, mas só realmente comecei a usar faz pouco tempo. Finalmente realmente organizei as pastas de uma maneira boa e assim, comecei a usá-lo em todo o seu potencial. O 4º motivo desta lista para usar esta rede social é um que eu realmente ignorei por muito tempo (e que erro), poderia ter diminuído a quantidade de trabalho que tinha fazendo isso e ter resultados melhores ao mesmo tempo! Aprendam com as minhas falhas e este post, não menosprezem o Pinterest.

  1. Inspiração!

    Esta é com certeza a função mais óbvia e ao mesmo tempo, a mais menosprezada.

    Criatividade gira o mundo, as nossas cabeças e a produção de conteúdo, o que é basicamente o que eu faço da vida. Seja para tirar foto, escrever, pintar, desenhar, cozinhar, costurar, o que vestir, o ponto é que o Pinterest pode te inspirar seja sobre o que for e é sério, se você de alguma forma trabalha com produção de conteúdo, esta rede social pode se tornar a sua melhor amiga.

    Se você olhar minhas pastas no Pinterest e o meu Instagram, vai com certeza entender do que eu estou falando no quesito inspiração. Todas as referências estão lá, eu só adaptei elas à mim e a minha estética

    Ele é todo planejado em volta disso, em manter nossa criatividade rodando e ao mesmo tempo, organizada. Isso é praticamente sinônimo de produtividade para os profissionais que dependem da criatividade no dia a dia. Mas não só isso, quer mudar de cabelo? Fazer uma tatuagem? Cara, o Pinterest é perfeito para isso, inclusive tenho pastas para os dois temas! O ponto é que essa inspiração não é útil só na vida pessoal, ela é perfeita para te ajudar na profissional.

  2. Aprender!

    Quando falamos que hoje em dia podemos aprender qualquer coisa (pelo menos a teoria), que é só questão de empenho, é verdade. É claro, com ajuda da internet.

    Sai do Google um pouco, o Pinterest é maravilhoso para aprender e aperfeiçoar o que você já sabe! Ele é o rei dos infográficos bem construídos, cheios de informações úteis sobre basicamente qualquer tema e eu juro, eles vão de conteúdos básicos até os mais complexos. É só procurar o tema que você quer da maneira certa. Fica aqui o exemplo para como achar este tipo de conteúdo sobre fotografia, eu pesquisei “photograph infográfico”, também poderia ser “dicas fotografia”. Se quiser ver mais, clica aqui ou vai pelo PinCode aqui em baixo mesmo.

  3. Ideias NOVAS! Foco no novas!

    Eu juro que é diferente de inspiração! Vamos lá, inspiração é quando você quer fotografar, mas precisa de ideias (inclusive, é uma das coisas para que eu mais uso o Pinterest, tenho pastas e subpastas sobre isso no meu perfil, dá uma olhada!). Quando eu falo de ideias é literalmente criar algo novo, uma nova forma de fazer o seu trabalho, um produto final novo, técnicas diferentes que podem facilitar todo um processo, é sair do repetitivo e padrão, o Pinterest pode ser como se afundar em um brainstorm, só cabe ao usuário saber usar isso assim e não simplesmente rodar a tela para baixo e deixar tudo que está ali passar. Como ele te apresenta conteúdo relacionado em baixo de cada pin, ele realmente é ótimo para te ajudar a ter o melhor brainstorm da sua vida.

  4. Divulgação!

    Foquem neste aqui! Talvez seja o mais importante!

    Sempre ouvi falar em como o Pinterest pode ser uma ótima ferramenta de divulgação, por isso usei ele para divulgar este blog em 2016. Por algum motivo, lá em 2016 mesmo eu parei de divulgar os posts por lá, mas olhando, em 2018 (antes de eu voltar a divulgar por lá) eu AINDA recebia visitas no blog via Pinterest!

    Faziam 2 anos que eu não divulgava nada por lá e ela ainda rendia.

    Sabe de que link externo (outro site) mais vieram as minhas visualizações no blog até hoje mesmo divulgando muito em outras plataformas como Facebook? Do Pinterest!

     

    Deixa que eu explico o que estas linhas são. É basicamente a linha do tempo da quantidade de pessoas que entraram no meu blog desde que eu divulguei ele no Pinterest pela primeira vez até antes de eu voltar a divulgar este ano. Quanto mais alto a linha é, mais pessoas vieram para o blog pelo Pinterest.

    Para este lado mais profissional desta ferramenta, existe o Pinterest corporativo! Ele te dá acesso a dados como os do perfil comercial do Instagram e do Google Analytics que te ajudam a entender, conhecer e aprender mais sobre o seu público, que vai ser o público para qual o que você estiver divulgando vai ser entregue!

    Isso não é só para blogs como neste meu exemplo não, serve para Instagram! Sim sim, a minha (e quem sabe a sua) rede social queridinha! Dá uma olhada nos dados de uma foto do meu Instagram que eu coloquei no Pinterest!

     

    pinterest intagram

    Isso são 14,1 mil impressões neste pin, 95 pessoas salvaram a foto e 11 cliques!

    Como divulgar?

    Palavras chave!

    Se você tem blog ou seja o que for online, já estudou um pouquinho de SEO? Se não, fica a dica, mas enfim, existe uma palavra chave nos seus posts ou conteúdo criado, uma que resume o conteúdo dele e que se as pessoas pesquisarem ela no Google, gostariam de ver o conteúdo do que você criou.

    Coloque esta palavra na legenda do pin no Pinterest e várias outras relacionadas! Porque quando pesquisarem ela no Pinterest, vai ficar mais fácil de te encontrarem por lá! Também recomendo colocar o conteúdo que está sendo divulgado em pastas que tratem do mesmo assunto, por exemplo, um post sobre fotografia vintage em uma pasta com fotos com inspiração vintage.

    Como colocar o seu conteúdo no Pinterest?

    Tem um extensão do Pinterest para o navegador, eu uso no Google Chrome e ele seleciona uma imagem da página que você está no navegador e já deixa o link desta página conectada com o Pin desta imagem no Pinterest!

    Clique aqui para ver a explicação de como instalar esta extensão em vários nevegadores diferentes!

A gente menospreza ferramentas aparentemente bobas que tem muito poder. Quando trabalhamos com criatividade ou simplesmente somos apaixonados por este lado da vida, é muito fácil acabarmos frustrados com um bloqueio criativo ou produtivo. O Pinterest é como um remédio para este sentimento.

É muito fácil de me encontrar de madrugada, anotando muita coisa em um papel, organizando as ideias para futuros posts (e muitas outras coisas, ainda secretas para vocês), sempre com o Pinterest aberto na tela do computador.

Uma dica, se você quer usar ele como uma ferramenta para o seu trabalho ou simplesmente para manter este lado criativo seu vivo e bem, não role a tela para baixo no Pinterest como se fosse o feed do seu Facebook ou Instagram, vai com calma, devagar, observe cada pin bem, os relacionados deles, pense sobre ele e como ele pode ser transformado em outra coisa que você pode usar. Além disso, desacelerar pode te ajudar muito a conseguir manter este seu lado mais imaginativo sempre muito bem ativo, além de que se torna uma experiência bem mais produtiva e menos ansiosa.

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

Deixe uma resposta