O que é um bullet journal!

Bullet Journal é como uma agenda, mas uma agenda só sua, totalmente personalizada, adaptada (e constantamente adaptável), permite mais organização quando o assunto são trackers e incentiva a sua criatividade, permite que você se jogue nele por horas já que de quebra, pode ser bem terapêutico! Ele recuperou a Juliana louca por desenhar de dentro de mim!

O bullet é um caderno em branco – isso mesmo -, normalmente pontilhado ou quadriculado, mas o meu é com linhas normais mesmo. É basicamente um caderno normal onde você tem toda a liberdade de como organizar seu dia, semana, metas, objetivos, o que for! Isso porque você cria tudo, dando total flexibilidade para tudo e a parte divertida é: você que é responsável por soltar a criatividade e deixar tudo bonitinho, digno de Pinterest e Instagram!

Você pode se organizar de diversas maneiras, semanalmente, diariamente, sem datas só com tópicos/metas, com habit trackers, mood trackers, pode lotar a sua vida de listas, desde de compras até de músicas que você gosta, séries que quer assistir, livros que leu, coisas pelas quais você é agradecido, momentos bons, contas pra pagar, ideias para um projeto pessoal, receitas, cursos que pretende fazer e enfim, só depende da sua criatividade! Mas calma que vou mostrar tudo isso porque sei que é coisa demais, mas acredite em mim, essa quantidade absurda de possibilidades é que a parte boa.

Aqui eu vou mostrar algumas das infinitas coisas que você pode fazer no seu bullet e que transformam ele em uma opção bem melhor (pelo menos pra mim) do que um planner ou agenda.

Por exemplo, organizadores semanais fixos, para coisas padronizadas em certos dias da semana:

Para os fitness que querem planejar os exercícios por exemplo, esse de cima é ótimo! Mas você pode usar o mesmo modelinho para organizar outra atividade por dias, por exemplo, o que você tem de compromisso fixo para cada dia da semana com a sua faculdade/escola, vida ou trabalho! Por exemplo, vai que toda terça-feira você tem que ir na lavanderia, na academia e na casa da sua avó; toda quinta levar o cachorro no pet shop e trabalhar em algo que precisa ser entregue todo sábado e sexta feira é dia de tomar algum remédio semanal por exemplo. É só anotar ali do seu jeitinho, com a aparência e organização que mais te agradar e ter tudo em mãos.


Habit trackers ou basicamente, controle de hábitos:

Eu uso muito isso e no final de cada mês esfrego na minha cara metas que não cumpri. É bom para vermos o quanto estamos cumprindo algo ou deixando de lado. Por exemplo, eu fiz um habit tracker que tinha: beber água, ler, trabalhar, fotografar e se exercitar. No final da mês vi que falhei miseravelmente na meta de ler e além disso, graças ao tracker, me cobrei de cumprir outras dessas coisas como beber bastante água e me exercitar um pouco. A ideia é que você preencha o quadradinho no dia que cumpriu a atividade. Mas existem outro tipo de habit tracker, como o mood tracker para ver como ficou o seu humor (mood significa humor em inglês):

Esse modelo é em gráfico, quando mais alto melhor o humor, quando mais a linha desce pior o humor é! Achei uma ótima opção e bem criativa!


Nesse caso, cada cor representa um humor seu e você preenche o dia com a cor correspondente à como você se sentiu nessas 24 horas! É ótimo para saber como está indo sua ansiedade, depressão ou qualquer distúrbio do tipo porque mostra sua evolução ou como certos períodos foram ruins, mas melhoraram aos poucos, mas se esse for o seu caso, fale com o seu psicólogo primeiro (e sempre) porque nem sempre o que é bom pra mim é para você!

Outro tipo é como o tracker de sono, que a pessoa marca quantas horas dormiu:

Particularmente, eu preciso urgente fazer um desses pra mim porque meus horários de dormir e acordar não têm feito nenhum sentido.

Outra opção (que eu uso) e pode ser adaptada para várias coisas é este de livros:

Você pode preencher os livros com o nome dos que quer ler e pintar eles quando fizer isso ou como eu, escrever o nome só quando ler! Você pode usar a mesma ideia para séries, filmes, músicas, bandas, documentários, o que for!


Mas como organizar o dia a dia? Aí é com você! Eu geralmente não uso datas, faço tópicos com o que preciso fazer e vou riscando assim que faço aquilo! Mas a maioria das pessoas que usam datas separam ou diariamente ou semanalmente, mas lembre-se que a única regra do bullet journal é que na verdade não tem regra nenhuma.


Um bullet journal tem a mesma função de uma agenda, só que tem aquele fator completamente personalizável que é ótimo para quem tem uma rotina que muda muito e para quem é de humanas e ama esse fator artístico que ele trás. Em uma agenda ou planner você vai estar restrito a uma organização diária, de 2, 4 ou 7 dias em cada 2 páginas, no bujo (um apelido de bullet journal) você pode fazer uma organização semanal, para cada dia, 2 dias por página, sem datas (só com tópicos) e melhor ainda, variar entre todas elas de acordo com o que precisar.

Bullet journal é a oportunidade perfeita de unir o útil (organização) ao agradável (soltar a criatividade com a decoração). Pra mim, isso virou um vício e se você assiste meus stories lá no Instagram sabe muito bem disso, principalmente se já viu meus stories destacados sobre bujo! Inclusive, me segue lá, é @judornellas!

Inclusive se quiser mais inspirações é ir no meu Pinterest que tenho uma pasta toda focada em bullet journal! Se quiser saber mais sobre isso, já fiz outros 3 posts sobre isso aqui no blog, em um deles indiquei papelarias legais que podem te ajudar com material pro seu bujo, em outro mostrei que a gente não precisa gastar horrores pra ter um bullet journal bonito e dei dicas de como começar o seu e no terceiro falei sobre como se organizar melhor e é claro que falei do meu xodó personalizável por lá!


Nenhuma das fotos que eu usei nesse post são minhas, todas estão na minha pasta sobre o assunto no Pinterest e peguei elas de lá! Se você clicar em qualquer uma delas vai ir para o link delas no Pinterest! Se você é autor de alguma delas é quer que eu coloque créditos mais explícitos ou que eu retire do post é só entrar em contato comigo que eu faço isso sem problemas!


Você já me segue no Instagram? Lá eu aviso quando saí post novo, além de postar tutoriais nos stories e muitas fotos! Ah, fala comigo pela dm, juro que sou legal!

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

Deixe uma resposta