Bullet journal: 3 dicas para começar!

Já falei aqui no blog sobre como eu comecei a realmente me organizar! Descobri que planner não é pra mim, mas que bullet journal é exatamente o que eu precisava! A flexibilidade que ele propõe me ganhou, além de poder deixar ele bonitinho, todo decorado o que com certeza, também fez eu me apaixonar pela ideia, afinal, virou algo terapêutico! Tenho postado bastante sobre bullet journal no meu Instagram (já me segue por lá? @judornellas) e tenho tantos posts para fazer sobre isso! A questão é que as mensagens sobre o assunto que eu mais recebo são coisas como "Queria ter criatividade para isso!", "Tentei começar mas não sabia como e desisti!", "Fica tudo feio!", "Não sei como usar!" e eu tive minha fase com todos esses "problemas" e muitos outros. Essas são dicas de como eu passei por eles, porque afinal, se você quer ter um bujo (apelido carinhoso para o bullet journal), nada disso deveria te impedir. Larga a falta de motivação e confia que você consegue!


Inspiração!

A verdade é que eu não tinha criatividade pra isso, não sabia como usar, tudo ficava feio e por aí seguia. Até que eu tomei vergonha nessa minha cara e me joguei junto no mundo maravilhoso do Pinterest! Tenho uma pasta cheia de inspirações, mostrando páginas que você pode fazer, que além de você podem copiá-las decorando do seu jeito, vão te inspirar a criar as suas próprias. Além disso, existem muitos perfis no Instagram focados apenas nisso e outros de pessoas que compartilham o bullet delas (como eu faço!) Vamos para alguns exemplos de inspiração que estão todos no meu Pinterest! 

Os materiais certos (e poder ser baratos sim)!

Quando eu tentei fazer um bullet journal com uma caneta bic preta, ficou um lixo. Quando peguei umas canetas melhores (próprias pra desenho, sabe?),  fiz rascunhos de lápis, algumas canetas coloridas, desenterrei um papel kraft que foi super barato e estava jogado aqui em casa, comecei a misturar esses patterns, comprei papeis coloridos e juntei com o que eu já havia aprendido nas inspirações, deu tudo certo! Você não precisa de washi tape, cartelas de adesivos super caras, canetas de caligrafia, é só ter vontade e dar o seu jeitinho, que, normalmente é bem fácil na realidade.

Gostou de um adesivo de um cacto? Que tal desenhar esse cacto em outro pedaço de papel, deixar ele do jeito que você quer, recortar e colar onde você colocaria o adesivo! Particularmente é o que eu faço e desencanei de comprar adesivos por isso, apesar de ainda achar eles lindos!

Particularmente, se for indicar para gastar dinheiro com algo, que seja com as washi tapes mesmo, mas, mesmo assim, se você tiver canetas coloridas e um pouco de paciência, não é necessário! Já indiquei algumas lojas online que vendem materiais pra essas coisas se você quiser comprar algo!

Mantenha a calma!

Esta dica vale para duas coisas!

  1. Faça rascunhos de lápis, planeje o que vai fazer em outro papel, veja se vai caber tudo na folha, veja a caneta não passa para o outro lado da folha. Isso tudo faz parte de um resultado final bonito igual aos bullets que você vê e adora! Eu mesma vivo com preguiça de fazer rascunhos de lápis e vivo me arrependendo! "Façam o que eu digo, não façam o que eu faço.", não é assim o ditado?

  2. Seu bullet tem que ser feito de um jeito que funcione para você! Tem gente que estrutura o bujo dividindo ele em dias, normalmente por semana e deixa ele como uma agenda super personalizada, com data. Eu já não me dou bem com isso e prefiro fazer em tópicos, só colocar datas específicas em coisas específicas. Não existe molde, este é todo o ponto! Você pode deixá-lo da maneira que mais gostar, não existe limites além do que funciona melhor para a sua vida e rotina.

Foi assim que eu consegui ter um bullet journal (ainda em constante evolução) digno, bonito, útil e do qual sinto muito orgulho. Vou falar que cada dia gosto um pouco mais do meu, só o bem psicológico que ele me faz quando o estou decorando já faz tudo valer!

Então, acredito que estes são os 3 pilares de um bujo merecedor de Pinterest, por assim dizer. Tem alguma dúvida, é só falar comigo! Seja por comentário ou rede social.

Agora solta a criatividade, a imaginação, se organize da melhor maneira possível e aproveite o seu bullet journal. Se quiser me mandar foto dele na dm do Instagram eu vou amar (muito) e de bônus, a gente ainda conversa um pouco. Pra mim soa com uma situação onde os dois lados inegavelmente ganham!


Você já me segue no Instagram? Lá eu aviso quando saí post novo, além de postar tutoriais nos stories e muitas fotos! Ah, fala comigo pela dm, juro que sou legal!

J.D


Siga o blog e saiba antes de todo mundo que tem post novo no Lua de Vênus.
siga no BLOGLOVIN +  ou  + siga no BLOGS BRASIL +

twitter – tumblr – fanpage – instagram

Deixe uma resposta